Sínodo sobre a Sinodalidade da Igreja

Por Adriana | publicado em | Arquidiocese

Em 16 de outubro, no final do “Angelus” dominical, o Papa Francisco anunciou que a próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (Sínodo 2021-2024: Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão) terá lugar em duas sessões: a primeira de 4 a 29 de outubro de 2023, a segunda em outubro de 2024.

Este processo de escuta foi iniciado em 2021 pelas Igrejas locais, ou seja, pelo Povo de Deus reunido em torno dos seus Pastores. A Arquidiocese de Campinas enviou, em julho deste ano, sua contribuição à Equipe Nacional de Animação do Sínodo da CNBB.

O fruto desse trabalho resultou no “Documento de trabalho para a Etapa Continental”, aprovado pelo Conselho Ordinário da Secretaria do Sínodo. Como fruto do discernimento da Igreja a vários níveis, este documento pertence a todo o Povo de Deus e pretende ser o instrumento de trabalho para a segunda etapa do processo sinodal: a etapa continental. O documento também está disponível no site da Santa Sé em vários idiomas, inclusive em português, com aproximadamente 50 páginas: (https://www.synod.va/en/highlights/working-document-for-the-continental-stage.html).