Vinhedo recebe exposição fotográfica sobre a paz promovida pela Arquidiocese de Campinas

Por Barbara Beraquet | publicado em | Arquidiocese

Mostra reúne as melhores fotos produzidas por fiéis católicos em diferentes cidades da região

Vinhedo receberá de 23 de julho a 03 de agosto a 1ª Exposição Fotográfica Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação (PASCOM). A mostra reúne as vinte melhores imagens selecionadas no concurso fotográfico sobre a paz promovido entre os meses de abril e maio pela PASCOM da Arquidiocese de Campinas. A exposição será aberta no dia 23 de julho, às 19h30, no saguão da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal (Rua Monteiro de Barros, 101) e integra a programação alusiva ao Dia de Sant´Ana, padroeira de Vinhedo, festejado em 26 de julho.

A promoção do concurso e da exposição fotográfica foi uma iniciativa da PASCOM da Arquidiocese de Campinas para celebrar e vivenciar o 52º Dia Mundial das Comunicações (neste ano comemorado em 13 de maio), com a proposta de mostrar o olhar de fiéis católicos sobre a paz em diferentes comunidades da região.

“Pensamos em uma atividade que fosse capaz de valorizar algo muito significativo na comunicação entre as pessoas nos tempos atuais, que é a imagem”, explica o padre Antonio Alves, assessor de comunicação e imprensa da Arquidiocese de Campinas.

Ainda de acordo com o sacerdote, o tema proposto para o concurso, “Um momento de paz”, alinhou-se à mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano. O sumo pontífice da Igreja Católica advertiu para as consequências da difusão das chamadas fake news (notícias falsas) e destacou a importância de se promover um “jornalismo de paz”, compreendido como “um serviço a todas as pessoas, especialmente àquelas que não têm voz”, e “empenhado em apontar soluções alternativas à escalada da violência verbal”.

Sobre o concurso

O concurso fotográfico foi gratuito e aberto à participação de fiéis católicos das nove cidades integrantes da Arquidiocese de Campinas. Cada participante concorreu com até três fotos digitais inéditas e originais (que nunca tivessem sido premiadas em qualquer forma de expressão em artes visuais e não fossem cópias ou adaptações de outras imagens), sendo classificado apenas um trabalho por autor. As fotos, coloridas ou em preto e branco, tinham ainda que trazer uma legenda, em que o autor contava por que aquela imagem lhe remetia à paz.

As vinte fotos foram selecionadas entre aproximadamente 150 inscrições e apresentadas pela primeira vez ao público no dia 12 de maio último, após a missa pelo 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, na Matriz da Paróquia São Benedito, em Campinas. Os autores das fotos selecionadas foram homenageados na ocasião por meio de um certificado de participação entregue pelo então arcebispo metropolitano Dom Airton José dos Santos.

SERVIÇO

1ª Exposição Fotográfica Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação (PASCOM) sobre a paz

Local: Saguão da Secretaria de Cultura – Rua Monteiro de Barros, 101 – Vinhedo (SP)

Abertura: 23 de julho, às 19h30