XIV Encontro de Coroinhas: caminhada reuniu 1500 participantes

Por Barbara Beraquet | publicado em | Arquidiocese

Os termômetros marcaram oito graus e uma leve garoa caiu em Campinas na manhã do domingo, 4 de agosto. Nem o chuvisco – chamado carinhosamente de “emoção de São Tarcísio”, padroeiro dos coroinhas, pelo seminarista Willian Vasconcellos, que auxiliou na organização do encontro, nem o frio, contudo, espantaram a garotada, que partiu da Praça Arautos da Paz em direção à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, durante o XIV Encontro de Coroinhas. De acordo com estimativa da EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), ao menos 1500 pessoas participaram.

Familiares, coroinhas, acólitos, cerimoniários, coordenadores de grupos, religiosas, padres e seminaristas, cantando músicas e rezando o terço vocacional, foram recebidos pela comunidade da Paróquia, onde foi celebrada a Santa Missa, presidida por Mons. José Eduardo Meschiatti, Vigário Geral da Arquidiocese, concelebrada pelos Padres Jonas Barbosa, assessor da Pastoral Vocacional, e João Batista Cesário, assessor da Pastoral Universitária.

Acesse um trecho da caminhada em vídeo aqui.

Como no mesmo dia celebrou-se o Dia do Padre, aos padres presentes foi feita uma homenagem, com aplausos e o acolhimento por todos aqueles que servem ao altar.

Após a celebração, todos foram convidados para um lanche, preparado pela Pastoral Vocacional juntamente com a Paróquia. Ali partilharam-se os alimentos trazidos pelos participantes e também algumas doações que generosamente foram concedidas.

“Agradecemos primeiramente a Deus, pela intercessão da Virgem Imaculada e de Santa Clara, e a todos que diretamente ou indiretamente contribuíram com esse XIV Encontro de Coroinhas, Acólitos e Cerimoniários da Arquidiocese de Campinas. Deus nos abençoe e que venha o XV com as Graças de Deus”, agradeceu o seminarista da Filosofia, membro da Pastoral Vocacional. São dele as informações concedidas e as imagens gentilmente cedidas (Pastoral Vocacional).

“Amo ser acólita”

“Ser acólita sempre foi e será uma das maiores alegrias que tenho em minha caminhada. Desde criança é um tempo que destino ao Senhor. Ontem, durante a caminhada, enfrentamos chuva, frio exagerado, cansaço, mas Deus esteve conosco e nada disso tirou nossa alegria de estar ali: jovens alegres e dispostos. Conheci novos amigos e aumentei a minha família. A Santa Missa foi incrível e a partilha dos alimentos ao final do encontro nos mostrou que o pouco com Deus é sempre muito. Amo ser acólita e não seria tão feliz sem ser servidora do Pai.”. Monica Cristina Araújo, Coroinha da Paróquia São Sebastião de Vinhedo, Forania de Santa Cruz.

“Nós pudemos sentir o carinho”

“Boa tarde, meu nome é Natalia e sou coordenadora dos coroinhas e acólitos da Paróquia Santa Bárbara, em Sumaré. Bom, a princípio o passeio foi um acontecimento novo para nós, pois, apesar de ser o 14º Encontro Arquidiocesano de Coroinhas, a paróquia nunca havia participado, o que nos trouxe uma grande felicidade. Ontem, conseguimos reunir muitos dos nossos acólitos e coroinhas que ao verem os outros jovens que servem em outras paróquias assim como eles, ficaram muito empolgados a perseverarem neste serviço. Houve uma união entre eles durante a caminhada e mesmo com o frio não desanimaram. Eu, como coordenadora, amei a iniciativa do encontro, a união, a partilha, a amizade. Enfim,  nós pudemos sentir o carinho e o amor que foram colocados nesse evento e percebemos o quanto a nossa pastoral é amada e cuidada por todos que estavam ali. Em nome dos coroinhas e acólitos da Paróquia Santa Bárbara, agradeço a todos por esse encontro! Foi lindo, foi de Deus. Até a próxima!”. Natalia da Silva Dias Oliveira, Paróquia Santa Bárbara de Sumaré , Forania Cristo Rei.