Festa de São Lourenço, Diácono e mártir mensagem – Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Campinas.

Por João Costa | publicado em | Arquidiocese

A data de 10 de agosto é muito importante na história da Igreja.

Nesse dia, Lourenço, Diácono da Igreja de Roma, foi martirizado sob as ordens do imperador Valeriano no ano de 258 por defender os bens da Igreja.

O Papa Sisto II deu-lhe a responsabilidade de cuidar das finanças e administrar os bens da Igreja e, ao ser confrontado pelas autoridades romanas para que entregasse os tesouros da Igreja, ele reuniu os pobres, os doentes e os necessitados e apresentou-os como o verdadeiro tesouro da Igreja, declarando: “Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem e podem ser encontrados em toda parte.”Isso lhe custou uma morte cruel. Foi torturado sobre um braseiro ardente quatro dias após a decapitação do Papa Sisto II. Porém, seu testemunho de fé diante do martírio rapidamente se espalhou entre os cristãos.

Foi elevado ao grau de Santo da Igreja.

Por isso, o dia desse martírio, 10 de agosto, além de ser muito importante para a história da Igreja, também tem um significado muito especial para os Diáconos: São Lourenço foi escolhido como padroeiro dos Diáconos.
São Lourenço inspire todos os Diáconos da Igreja a seguir o seu exemplo e exercer com fidelidade o ministério diaconal, seguindo os ensinamentos do divino mestre Nosso Senhor Jesus Cristo.
Texto elaborado pelos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Campinas (*)

Atualmente, a Arquidiocese de Campinas conta com 24 Diáconos que atuam em paróquias, assessorias e comissões, segundo as necessidades da Igreja e em obediência ao arcebispo metropolitano Dom João Inacio Müller.

Para marcar essa data solene, no sábado, 10 de agosto, os Diáconos participarão de uma missa presidida por Dom João Inácio às 10 horas, na Matriz da Paróquia Santos Apóstolos,

na Vila Boa Vista.

Neste mês vocacional contamos com suas orações por todos os Diáconos da Igreja.