• Diácono Sebastião Roberto de Abreu

Notário e Arquivista da Chancelaria do Arcebispado / Paróquia São Pio X (Campinas) / Assessor Eclesiástico da Campanha da Fraternidade (CF).

Diác. Sebastião Roberto de Abreu, nasceu no dia 19 de agosto de 1963, na cidade de Congonhal – MG. Filho de Joaquim Sebastião de Abreu e Suzana Custódia de Abreu. Em 1983, ingressou no Seminário Santo Afonso dos Missionários Redentoristas, em Aparecida – SP. Em 1986, veio para Campinas, onde iniciou o Curso de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Em 1988, deixou o Seminário e concluiu o Curso de Filosofia em 1989. No dia 17 de fevereiro de 1990, casou-se com Maria Aparecida Santana de Abreu. O casal teve dois filhos: Tiago Santana de Abreu e Mateus Santana de Abreu. Eles participavam ativamente da Paróquia Jesus Cristo Libertador, na Região do Campo Grande, periferia de Campinas. Em 2003, no ano vocacional, começou a sentir o chamado de Deus para tornar-se diácono permanente. No dia 22 de agosto de 2004, foi acolhido por Dom Bruno Gamberini, para iniciar o processo de formação e discernimento vocacional, junto com os demais candidatos ao diaconato permanente. De 2005 a 2006, fez o Curso de Teologia Pastoral da “Escola Imaculada Conceição” da Arquidiocese de Campinas. Após três anos de formação e acompanhamento da Equipe de Formadores, foi ordenado diácono no dia 27 de maio de 2007, por Dom Bruno Gamberini. De junho de 2007 a setembro de 2015, exerceu o ministério diaconal na Paróquia Jesus Cristo Libertador, em Campinas. De setembro de 2015 a outubro de 2017, exerceu o seu ministério na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em Campinas. A partir de outubro de 2017 até o momento tem exercido o seu ministério na Paróquia São Pio X, em Campinas. De março de 2008 a julho de 2014, foi Secretário da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, trabalhando no Centro de Pastoral Pio XII. Em julho de 2014, foi nomeado por Dom Airton José dos Santos, para a função de Notário e Arquivista da Chancelaria do Arcebispado de Campinas, o mesmo trabalho que realiza atualmente na Cúria. Também de 2012 a 2015, fez o Curso de Teologia, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Em janeiro de 2017, foi designado por Dom Airton, para coordenar a Comissão da Pastoral das Exéquias da Arquidiocese de Campinas.

Veja mais em Diáconos Permanentes