• Sobre

Padroeiro : Santa Catarina

Pároco : Padre Victor da Silva Almeida Filho

• Horários de missas

Matriz - Domingos às 10h e às 18h / Primeira Sexta feira do mês às 15h e às 19h30 Comunidade São Bento / Comunidade Sant'Ana - Sábados às 17h30 / Comunidade São Bento - Domingos às 08h.

• Atendimento da Secretaria

Terça a sexta das 08h às 12h e das 13h30 às 17h, aos sábados das 08h às 12h.

• Atendimento do Padre

Aos sábados das 09h às 11h30

• Envie uma mensagem para Paróquia Santa Catarina de Alexandria

Esta mensagem será enviada para santacatarina@arquidiocesecampinas.com

• Histórico

A Paróquia Santa Catarina (Vila Teixeira) foi erigida canonicamente em 22 de dezembro de 1956, por decreto do Bispo da Diocese, Dom Paulo de Tarso Campos. Seu primeiro pároco foi o Pe. Benedito Luiz Pessoto, sendo sucedido pelos Padres Hermínio Bernascone, José Júlio, Aloísio Pereira Pinto, José de Oliveira, Gabriel Lomba Santiago, Mansur Rodrigues Mansur, novamente Pe. Benedito Luiz Pessoto e Padre João Batista Cesário. Além da Comunidade de Santa Catarina, a Paróquia criou ainda as Comunidades de Sant’Ana (Jardim Miranda) e de São Bento (Jardim São Bento). A paróquia conta com paroquianos participativos na vida cotidiana, com uma catequese bem organizada e uma maioria de paroquianos da Terceira Idade. Os párocos cuidaram da formação das Equipes de Pastoral e dos Conselhos Paroquial e de Administração. Os vicentinos têm uma presença organizada na região, cuidando da distribuição de alimentos e outras necessidades dos mais carentes. Encontra-se no território da Paróquia de Santa Catarina a Capela de São Bento, gleba que foi de propriedade de Francisco Bento e Ana da Conceição Bento, o qual fez a doação de uma gleba para a construção de uma capela. Esta doação só se efetuou em 1962. O terreno está localizado na Vila Santa Vitória. Após uma campanha no bairro, construiu-se a capela que recebeu como padroeiro "São Bento", para prestarem homenagem ao antigo proprietário das terras. Em 1988, ergueu-se uma nova Igreja, bem maior e mais confortante, que foi inaugurada às vésperas do 14º Congresso Eucarístico Nacional, em 17 de junho de 2001, sendo novamente pároco o Padre Pessoto. A Capela é de estilo simples, porém muito bem adornada e conservada. O Padre Benedito Pessoto se tornou emérito, permanecendo na paróquia sob os cuidados da arquidiocese e dos paroquianos, até seu falecimento, a 27 de junho de 2007. Depois dele passaram na paróquia o Padre Mansur Rodrigues Mansur, Padre João Batista Cesário, Padre João Augusto Pezzuto, Padre João Aparecido Passadori.