Equipe de Pastoral da Mulher Marginalizada

Telefones: (19) 3242.7182 e 98142.9087
E-mailsadministracao@cepromm.com.br e cidamonmou@gmail.com

A Pastoral da Mulher Marginalizada

A Pastoral da Mulher Marginalizada – PMM é uma pastoral social ligada ao Setor de Pastoral Social da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, da Igreja Católica. As diretrizes sociais e pastorais são orientadas pela Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz. Todavia, desenvolve um trabalho ecumênico aberto às diversas espiritualidades e experiências religiosas tantos dos agentes quanto das mulheres atendidas.

Possui  46 equipes pastorais em 13 estados do Brasil e nas cidades onde atua promove palestras, cursos de formação e primordialmente, realiza visitas aos pontos de prostituição, nas casas, nos hotéis e nos diversos lugares onde se encontram adolescentes e  mulheres em situação ou em risco de prostituição.

OBJETIVO GERAL

Apoiar as mulheres quando em situação de prostituição a  exercer sua cidadania, fortalecer sua autoestima e ampliar seu conhecimento sobre as questões sociais, de gênero, saúde e trabalho.

MISSÃO

Ser presença solidária, profética e evangélica junto à mulher, adolescente, jovem ou adulta em situação ou em risco de prostituição, buscando novas relações de gênero e incentivando o seu protagonismo.

ATUAÇÃO SOCIAL

As equipes da PMM encaminham as mulheres para diversos serviços, de acordo com suas necessidade: Assistência Social, Saúde, Educação,  Psicologia, Jurídica, Cursos Profissionalizantes, Cursos de Formação Política e Geração de Renda. Além disso, a próprias equipes buscam, continuamente, atualizar-se e inserir-se em diversos fóruns sociais estaduais, regionais, nacionais e em redes sociais, bem como,  alimentar-se da mística cristã que as impulsiona para o trabalho.

ATUAÇÃO PASTORAL

O princípio fundamental da missão da PMM é a vivência norteada pelo amor, afeto, espiritualidade e atenção atenta ao realizar as visitas e atividades com as mulheres. Busca-se sensibilizá-las e motivá-las mulheres para a busca de uma real transformação de vida. É prática da PMM nos espaços onde realiza as atividades com as mulheres promover celebrações da vida e de temas festivos para alimentar a fé e apresentar um Deus Libertador que as acolhe e as escolhe como bem-vindas em seu Reino.

METODOLOGIA DE TRABALHO

A mística, a pedagogia, o desenvolvimento das atividades e todas as técnicas adotadas valorizam as peculiaridades das mulheres marginalizadas. A relação com as mulheres em situação ou em risco de prostituição acontecem face-a-face, a fim de criar estreitos vínculos de confiabilidade, que permitirão e facilitarão as ações contínuas. O contato não é invasivo e, sim, baseado no respeito e solidariedade.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

•  Palestras, encontros e cursos de formação.

• Visitas aos pontos de prostituição: casas, hotéis e novos diversos lugares onde se encontram adolescentes e mulheres em situação ou em risco de prostituição.

• Campanhas de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes e tráfico de mulheres.

• Organização de programas psicossociais para crianças, adolescentes e mulheres.

• Encaminhamentos para diversos serviços: Assistência Social, Saúde, Educação,  Psicologia, Jurídica, Cursos Profissionalizantes, Cursos de Formação Política e Geração de Renda

• Participação em fóruns, movimentos sociais, pastorais sociais e em diversos eventos.

• Encontros Nacionais com mulheres e agentes.

• Acolhimento em casas ou locais de visitas.

• Celebrações e atividades lúdicas.