60 anos de vida – Dom João Inácio

Por João Costa | publicado em | Arquidiocese

Ao nosso querido bispo e pastor, Dom João Inácio:

Saudação e os cumprimentos dos seus diocesanos!

Dom João Inácio, hoje o senhor completa 60 anos de vida. Torna-se um senhor sexagenário, no melhor sentido desta expressão e de tudo o que ela pode revelar na vida de alguém: no acúmulo de seis décadas de vida vem a experiência, a sabedoria, cresce, com certeza, a prudência e o aprendizado na escola da vida.

“O Amor é a glória de Deus”– Sabemos bem do significado deste lema em sua vida episcopal. Temos aprendido com o senhor, neste quase um ano conosco, a perceber que tudo precisa passar pelo amor, tudo precisa ser feito por Amor.

Sua vida é uma vida dedicada à Igreja. Desde cedo fez sua opção na Ordem dos Frades Menores de São Francisco. Aí passou por uma diversidade de ofícios e serviços, destacando-se sobretudo nos trabalhos de formação, de coordenação e de governo.

Sempre disponível, aceitou a missão para o episcopado, fazendo do tempo que passou na Diocese de Lorena um tempo de aprendizado, um tempo para plasmar seu ministério naquilo que a Igreja precisa e espera dos seus ministros bispos.

Homem nascido e crescido nos Pampas do sul. Aí desabrochou e deu inicio à realização de sua vocação. E, sempre disponível ao chamado da Igreja segue para o Vale do Paraíba do Estado de São Paulo, aprendendo ali a ser bispo, a conhecer, sentir e se dedicar.

Na maturidade da vida, da vocação e da missão, quase chegando aos sessenta, o Santo Padre lhe pede dar um passo a mais, para assumir a direção de uma diocese maior, a Arquidiocese de Campinas e, deixando o Vale, segue para os Campos, em direção ao centro do Estado, para dirigir a centenária Igreja de Campinas.

Aqui,a partir do seu jeito acolhedor, simples e fraterno de ser bispo,tem nos apontado caminhos para o ‘Ser Igreja’ em tempos tão difíceis.

Nos sinais da colegialidade e sinodalidade, do desprendimento e da simplicidade o senhor tem nos mostrado a importância de ouvir, partilhar, oferecer…  E, tudo isto diz muito às pessoas.

Obrigado Dom João Inácio pelo dom de sua vida. Vida doada à Igreja, vida colocada a serviço em nossa Arquidiocese de Campinas.

Felicidades!! Muitos anos de vida!!!

Mons. José Eduardo Meschiatti

Vigário Geral Arquidiocese de Campinas

*****************************************************************

A Pastoral Presbiteral com todos os presbíteros da Arquidiocese de Campinas, tem a alegria de saudar e felicitar Dom João Inácio pelo seu aniversário natalício. Que Deus o cumule dos Dons do Espírito Santo para nos conduzir. Que a saúde lhe seja plena. O olhar materno da Imaculada Conceição o conduza sempre a Jesus.

Parabéns. Receba nosso abraço.

Ad multos annus!

“Oremos pelo nosso arcebispo:
Permaneça firme e pastoreie na vossa fortaleza, Senhor,
na sublimidade de vosso nome!”

Com o texto desta antiga oração pelo bispo, elevamos a Deus,
a nossa prece, juntamente com um hino de ação de graças
pela passagem de seu aniversário natalício!

Parabéns!

CEMULC e Coro da Arquidiocese de Campinas

*****************************************************************

“Vossa Palavra é uma luz para os meus passos e uma lâmpada luzente em meu caminho.” (Sl. 118:105)

Estimado Dom João Inácio Müller,

Que a Palavra de Deus sempre guie seus passos e que a luz do Espírito Santo ilumine suas decisões a cada dia.
A vida que vem de Deus continua nascendo no cotidiano pelos seus ensinamentos e exemplo.
Caminhamos junto com o senhor para o serviço da saúde das pessoas, especialmente das que são mais fragilizadas.
Felicidades pelo dom da sua vida, doada com amor no meio de nós. Que a Imaculada Conceição interceda junto ao seu Filho Jesus Cristo por toda a nossa Arquidiocese.

Conte com nossas orações.

Dr. Antônio Celso de Moraes
Superintendente