Arquidiocese de Campinas, promove participação da 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

Por Adriana | publicado em | Arquidiocese

Transcorridos 14 anos da última Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe (2007), em Aparecida, o Papa Francisco, em janeiro deste ano, “nos encorajou a percorrer este caminho: ‘Quero estar convosco neste momento e na preparação até novembro… é a primeira vez que isto se faz….’”: a realização da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. Será um evento eclesial sinodal, completamente novo na história recente da Igreja.
A redescoberta da sinodalidade, como um grande valor da Igreja, motivou um método de preparação e participação para esta assembleia: a “escuta sinodal”. Para isso, foi produzido um material extenso e diversificado, que já está disponível.
A Arquidiocese de Campinas, como porção do Povo de Deus, também é convocada, de modo corresponsável, a participar desta Assembleia Eclesial, em suas mais diversas expressões. A Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, apresenta a seguir de forma didática e bem resumida, alguns aspectos e orientações para nossa participação neste grande acontecimento eclesial.

1ª ASSEMBLEIA ECLESIAL DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE

INFORMAÇÕES GERAIS
– Data e local: de 21 a 28 de novembro de 2021, no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade
do México;Lema: “Somos todos discípulos missionários em saída”;
– O que será: uma Assembleia de todo o Povo de Deus. Daí o seu carácter sinodal, que significa literalmente “caminhar juntos”: leigos, leigas, religiosos e religiosas, diáconos, seminaristas, sacerdotes, bispos e todas as pessoas de boa vontade que desejam fazer parte deste caminhar em
comunidade. Não será uma assembleia apenas de bispos ou de uma elite, como o Santo Padre também menciona: “elites iluminadas de uma ideologia ou de outra”.
– Importância histórica: 14 anos após a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada em 2007 em Aparecida. E no horizonte dos 500 anos do Evento Guadalupano, (2031), e os 2000 anos do Evento Redentor de Jesus Cristo (2033). Os grandes eventos eclesiais em âmbito latino-americano anteriores foram conferências de bispos, a relembrar:
I – Rio de Janeiro, 1955;
II – Medellín, 1968: “A Igreja na presente transformação da América Latina à luz do Concílio Vaticano II”;
III – Puebla, 1979: “Evangelização no presente e no futuro da América Latina”;
IV – Santo Domingo, 1992: “Nova evangelização, Promoção humana, Cultura cristã”;
V – Aparecida, 2007: “Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida”

clique no link acima para acessar o site da Assembleia

Dúvidas entre em contato por e-mail: coordpast@arquidiocesecampinas ou pelos telefones: 019 35193061 e WhatsApp 019 99882-9766