• Diácono Marcos Itou Pinheiro

Paróquia Santa Teresinha (Sumaré), Assessor Eclesiástico das Comunidades Eclesiais Missionárias.

Marcos Itou Pinheiro é o terceiro de oito filhos do casal Manoel Pompilio Pinheiro e Tieco Itou Pinheiro. Nasceu em Campinas, onde viveu grande parte de sua vida. É casado com Nilda Maria Silva Itou Pinheiro, com quem teve um casal de filhos, Daniele com 24 anos e Gustavo, 21 anos. Por 30 anos têm exercido atividade profissional em uma Associação de Avicultura. Teve sua primeira base religiosa através do oratório Dom Bosco no Liceu Salesiano onde participou por alguns anos. De lá, já casado, mudou-se para Hortolândia e começou a participar mais ativamente na comunidade São Marcos, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Mudando-se para Sumaré, assumiu atividades, por breve período, na Comunidade Santa Bárbara, atual Paróquia Santa Bárbara. De lá, mudou-se novamente e assumiu compromissos na Paróquia Santa Teresinha, onde permanece até hoje. Nessa caminhada religiosa teve diversas experiências e assumiu trabalhos na pastoral do Batismo, Grupo de Oração Carismático, Liturgia de comunidade, Liturgia paroquial, Catequese paroquial, Pastoral Familiar, ECC, Coordenador de Comunidade, CPP, Colegiada de forânia, formador Escola da Fé paroquial e Ministro da Palavra nos últimos 10 anos. Em 2007 iniciou o discernimento vocacional para Diácono Permanente, sendo acompanhado mais diretamente pelos padres Clodoaldo Verdin, Carlos Donizeti e, agora, Claudiney Ferreira. Participou, nesse período, de diversos cursos, formações, retiros, relacionados à Igreja e ao diaconato permanente. Para ele, o que conduziu seus passos nessa caminhada foi a passagem das Sagradas Escrituras onde Jesus convidava Pedro a avançar para águas mais profundas e lançar as redes. Sentiu como um chamado da igreja para aprofundar seu conhecimento sobre ela.

Veja mais em Diáconos Permanentes