Dom Airton José dos Santos

Ordenação Diaconal: 31/08/1985
Ordenação Presbiteral: 08/12/1985

+55 19 3794.4650

Dom Airton José dos Santos nasceu na cidade de Bom Repouso, no Sul de Minas Gerais, no dia 25 de junho de 1956, primeiro dos sete filhos do casal José Julião dos Santos e Benedita Vieira da Fonseca. Em 1964, a família mudou-se para a Vila Vivaldi, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Permaneceram na cidade até 1967, quando mudaram-se para a Vila Sacadura Cabral, na cidade de Santo André. Em 1979, aos 23 anos, o jovem Airton ingressou no Seminário da Diocese de Santo André.

Realizou o Curso de Filosofia no período de 1979 a 1981, nas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), em São Paulo, obtendo o título de Bacharel em Filosofia com Licenciatura Plena. No ano seguinte, em 1982, ingressou no Curso de Teologia da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no Ipiranga, em São Paulo.

Foi ordenado Diácono no dia 31 de agosto de 1985 e Presbítero no dia 08 de dezembro do mesmo ano, por Dom Cláudio Hummes, então Bispo da Diocese de Santo André.

Iniciou o seu ministério sacerdotal em março de 1986, como Vigário Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição, em Diadema, SP. Em 1987, foi nomeado também como Diretor e Formador na Casa de Formação dos Seminaristas da Filosofia do Seminário Diocesano de Santo André, cargo que ocupou até o final de 1997. Neste período, entre 1986 e 1997, exerceu outros serviços na Diocese como Vigário Regional da Região Pastoral de Diadema; Coordenador Diocesano da Pastoral Vocacional; Administrador Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição, em Diadema; Coordenador Diocesano da Pastoral Familiar; membro do Conselho de Presbíteros; e membro do Colégio de Consultores.

No período de agosto de 1998 a junho de 2000 permaneceu em Roma, residindo no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, onde obteve o Título de Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

De volta a Santo André, foi nomeado por Dom Décio Pereira, Bispo Diocesano, em outubro de 2000, como Chanceler do Bispado e, em setembro do mesmo ano, como Ecônomo da Diocese. No dia 18 de março de 2001, foi nomeado Pároco da Catedral Diocesana de Santo André, sucedendo a Dom Manuel Parrado Carral, até esta data Pároco da Catedral, nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

No dia 19 de dezembro de 2001 foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Bispo Titular de “Felbes” e Auxiliar para a Diocese de Santo André. Recebeu a Ordenação Episcopal no dia 02 de março de 2002, em São Bernardo do Campo, Diocese de Santo André, sendo sagrante Dom Décio Pereira e Co-Sagrantes Dom David Picão e Dom Manuel Parrado Carral. Tomou posse na Quinta-feira Santa do mesmo ano, sendo apresentado ao Clero e ao Povo, na Missa dos Santos Óleos.

Escolheu como lema episcopal “Ut faciam Deus, voluntatem tuam” (Hb 10,9), que quer dizer: “Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade”.

Com o falecimento do Bispo Diocesano, Dom Décio Pereira, no dia 05 de fevereiro de 2003, Dom Airton foi eleito pelo Colégio de Consultores como Administrador Diocesano de Santo André, cargo que ocupou até a nomeação de Dom Nelson Westrupp. Dom Airton permaneceu como Bispo Auxiliar, em Santo André, exercendo as funções de acompanhamento das Pastorais Familiar, da Juventude, da Educação e do Ensino Religioso e a função de Secretário do Conselho Episcopal do Regional Sul 1 da CNBB.

No dia 04 de agosto de 2004, o Papa João Paulo II o nomeou Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, onde tomou posse canônica no dia 26 de setembro de 2004. Na 74ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB, realizada entre os dias 07 de 09 de junho de 2011, em Aparecida, Dom Airton foi eleito Presidente do Sub-Regional São Paulo II e Presidente da Comissão para a Liturgia.

No dia 15 de fevereiro de 2012, o Papa Bento XVI nomeou Dom Airton como o 7º Bispo e 5º Arcebispo Metropolitano de Campinas. Em 15 de Abril de 2012, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas, tomou posse acompanhado do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, diversos arcebispos e bispos, padres, religiosos e grande multidão de fieis.

Datas Marcantes e Sucessão Apostólica

• Nascimento: 25/06/1956 (58 anos) – Bom Repouso, MG
  • Ordenação Sacerdotal: 08/12/1985 – Santo André, SP
  • Eleição Episcopal: 19/12/2001 – Auxiliar de Santo André, SP (Phelbes)
  • Ordenação Episcopal: 02/03/2002 – São Bernardo do Campo, SP
  • Eleição Episcopal: 04/08/2004 – Mogi das Cruzes, SP
  • Posse: 26/09/2004 – Mogi das Cruzes, SP
  • Eleição Arquiepiscopal: 15/02/2012 – Campinas, SP
  • Posse: 15/04/2012 – Campinas, SP

Ordenado Sacerdote por:

Cardeal Dom Cláudio Hummes

Sagrado Bispo por:

Sagrante Principal: Dom Décio Pereira †
Consagrante: Dom David Picão †
Consagrante: Dom Manuel Parrado Carral

Sucessão Apostólica:

• ARCEBISPO Airton José dos Santos (2002)
  • Bishop Décio Pereira † (1979)
    • Bishop of Santo André, Sao Paulo
  • Pope John Paul II (1958)
    • (St. Karol Józef Wojty?a †)
  • Archbishop Eugeniusz Baziak † (1933)
    • Archbishop of Lviv
  • Archbishop Boles?aw Twardowski † (1919)
    • Archbishop of Lviv
  • Archbishop St. Józef Bilczewski † (1901)
    • Archbishop of Lviv
  • Bishop Jan Maurycy Pawel Puzyna z Kosielsko † (1886)
    • Bishop of Kraków
  • Mieczyslaw Halka Cardinal Ledóchowski † (1861)
    • Archbishop of Gniezno e Pozna?
  • Camillo Cardinal Di Pietro † (1839)
    • Cardinal-Priest of San Giovanni a Porta Latina
  • Chiarissimo Cardinal Falconieri Mellini † (1826)
    • Archbishop of Ravenna