• Dom Airton José dos Santos

5º Arcebispo Metropolitano de Campinas - 2012 a 2018 - 7º Bispo de Campinas - Arcebispo de Mariana

Dom Airton José dos Santos, Natural de Minas Gerais, teve uma intensa trajetória de vida e desde os 23 anos assumiu a caminhada na Igreja, quando entrou no seminário da Diocese de Santo André.   Natural de Bom Repouso, Sul de Minas, foi o primeiro dos sete filhos do casal José Julião dos Santos e Benedita Vieira da Fonseca. Nasceu em 25 de junho de 1956. Em 1979, aos 23 anos, a família morava em Santo André e o jovem Airton ingressou no Seminário da Diocese da cidade.   Formado em Filosofia pelas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), em São Paulo, adquiriu o título de Bacharel em Filosofia com Licenciatura Plena. Concluiu também o curso de Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no Ipiranga, capital. Em 31 de agosto de 1985 foi ordenado Diácono e no dia 8 de dezembro, do mesmo ano, Presbítero.   O momento foi realizado pelas mãos de Dom Cláudio Hummes, Bispo da Diocese de Santo André naquela época. Seu ministério sacerdotal começou como Vigário Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição, em Diadema, São Paulo, em março de 1986. No ano seguinte foi nomeado como Diretor e Formador na Casa de Formação dos Seminaristas da Filosofia do Seminário Diocesano de Santo André, cargo que ocupou até o final de 1997. Neste período, também foi Vigário Regional da Região Pastoral de Diadema; Coordenador Diocesano da Pastoral Vocacional; Administrador Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição, em Diadema; Coordenador Diocesano da Pastoral Familiar; No dia 15 de fevereiro de 2012, o Papa Bento XVI nomeou Dom Airton como o 7º Bispo e 5º Arcebispo Metropolitano de Campinas e a partir deste momento iniciou sua trajetória na região.   No dia 25 de abril de 2018, Dom Airton José dos Santos foi nomeado novo Arcebispo de Mariana, MG, transferindo-se da Arquidiocese de Campinas.

Veja mais em Bispos de Campinas