• Dom João Inácio Müller

Arcebispo Nomeado para a Arquidiocese de Campinas

Dom João Inácio Müller, OFM, nasceu em 15 de junho de 1960, em Santa Clara do Sul – RS, Diocese de Santa Cruz do Sul. Fez a Profissão Religiosa solene perpétua na Ordem dos Frades Menores, no dia 14 de abril de 1985, e foi ordenado sacerdote aos 3 de dezembro de 1988. Estudou Filosofia na Faculdade Imaculada Conceição, na cidade de Viamão, na Arquidiocese de Porto Alegre – RS; Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (um ano) e no Studium Theologicum, em Jerusalém (três anos). Obteve a Licenciatura em Teologia Espiritual no Antonianum, em Roma no ano de 1996.

Durante seu presbiterado desempenhou as seguintes funções/ministérios:

- 1989 a 1993: Promotor Vocacional e Membro da Equipe dos Formadores da Província São Francisco de Assis, RS;

- 1997 a 2004: Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista - Daltro Filho, Imigrante/RS e Guardião dos Frades do Convento São Boaventura, Imigrante/RS;

- 1997 a 2004: Mestre de Noviços, em Daltro Filho;

- 1998 a 2007: Secretário da Formação e Estudos da Província São Francisco de Assis e Definidor Provincial;

- 2001 a 2003: Secretário dos Secretariados de Formação e Estudos da Conferência dos Frades Menores do Brasil e membro da Comissão Internacional da Formação e dos Estudos da Ordem dos Frades Menores;

- 2005: nomeado, pelo Ministro Geral da Ordem, Visitador Geral da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, Recife/PE;

- 2005 a 2007: Mestre dos estudantes de Filosofia e Teologia, Vigário Paroquial da Paróquia Santa Clara, Porto Alegre;

- 2007 a 2013: Ministro Provincial da Província Franciscana São Francisco de Assis, que compreende o Estado do Rio Grande do Sul;

- 2009 a 2013: Presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil;

- 2010 a 2013: Presidente da União das Conferências Latino-americanas Franciscanas e do Caribe - UCLAF.

No dia 25 de setembro de 2013, o Papa Francisco nomeou Dom João Inácio (então Frei João Inácio) para Bispo da Diocese de Lorena, recebendo a Sagração Episcopal pelas mãos de Dom Cláudio Cardeal Hummes, OFM, em Santa Clara do Sul, sua terra natal, escolhendo como lema do seu episcopado: Amor Dei Gloria (O Amor é a Glória de Deus).

De 2015 a 2019: Presidente da Província Eclesiástica de Aparecida/SP e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora, do Regional Sul 1. Dia 06 de fevereiro de 2019, foi nomeado, pelo Papa Francisco, Visitador Apostólico na Diocese de Limeira/SP.

No dia 15 de Maio de 2019, foi nomeado, pelo Papa Francisco, para Arcebispo da Arquidiocese de Campinas, sendo transferido da Diocese de Lorena SP.
  • Informações