• Dom João Inácio Müller

Arcebispo Metropolitano de Campinas

Dom João Inácio Müller, OFM, nasceu em 15 de junho de 1960, em Santa Clara do Sul – RS, Diocese de Santa Cruz do Sul. Fez a Profissão Religiosa solene perpétua na Ordem dos Frades Menores, no dia 14 de abril de 1985, e foi ordenado sacerdote aos 3 de dezembro de 1988. Estudou Filosofia na Faculdade Imaculada Conceição, na cidade de Viamão, na Arquidiocese de Porto Alegre – RS; Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (um ano) e no Studium Theologicum, em Jerusalém (três anos). Obteve a Licenciatura em Teologia Espiritual no Antonianum, em Roma no ano de 1996. Durante seu presbiterado desempenhou as seguintes funções/ministérios: - 1989 a 1993: Promotor Vocacional e Membro da Equipe dos Formadores da Província São Francisco de Assis, RS; - 1997 a 2004: Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista - Daltro Filho, Imigrante/RS e Guardião dos Frades do Convento São Boaventura, Imigrante/RS; - 1997 a 2004: Mestre de Noviços, em Daltro Filho; - 1998 a 2007: Secretário da Formação e Estudos da Província São Francisco de Assis e Definidor Provincial; - 2001 a 2003: Secretário dos Secretariados de Formação e Estudos da Conferência dos Frades Menores do Brasil e membro da Comissão Internacional da Formação e dos Estudos da Ordem dos Frades Menores; - 2005: nomeado, pelo Ministro Geral da Ordem, Visitador Geral da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, Recife/PE; - 2005 a 2007: Mestre dos estudantes de Filosofia e Teologia, Vigário Paroquial da Paróquia Santa Clara, Porto Alegre; - 2007 a 2013: Ministro Provincial da Província Franciscana São Francisco de Assis, que compreende o Estado do Rio Grande do Sul; - 2009 a 2013: Presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil; - 2010 a 2013: Presidente da União das Conferências Latino-americanas Franciscanas e do Caribe - UCLAF. Foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo da Diocese de Lorena, recebendo a Sagração Episcopal no dia 15 de dezembro de 2013, pelas mãos de Dom Cláudio Cardeal Hummes, OFM, em Santa Clara do Sul, sua terra natal, escolhendo como lema do seu episcopado: Amor Dei Gloria (O Amor é a Glória de Deus). De 2015 a 2019: Presidente da Província Eclesiástica de Aparecida/SP e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora, do Regional Sul 1. Dia 06 de fevereiro de 2019, foi nomeado, pelo Papa Francisco, Visitador Apostólico na Diocese de Limeira/SP. No dia 15 de Maio de 2019, foi nomeado, pelo Papa Francisco, para Arcebispo da Arquidiocese de Campinas, sendo transferido da Diocese de Lorena SP.