COMISE – Conselho Missionário de Seminaristas – e as três etapas da formação de nossa Arquidiocese

Por João Costa | publicado em | Arquidiocese

Mês Missionário

Considerando a identidade missionária da Igreja e celebrando o Mês Missionário, o COMISE – Conselho Missionário de Seminaristas – realizou com com as três etapas da formação de nossa Arquidiocese (Propedêutico, Discipulado e Configuração), três dias de experiência missionária (08, 09 e 10 de outubro) na Paróquia São João Paulo II de Hortolândia, com a condução do Padre Nelson F de Campos.

Em um primeiro momento, os Seminaristas tiveram uma formação com a Dra. Maria Emilia O. Schpallir Silva, sobre o tema das diferentes fases da enfermidade, também a temática da morte e ainda as maneiras de lidar com as pessoas enfermas e seus acompanhantes. Dra. Maria Emilia é do campo da Bioética e tem importante trabalho na Pastoral da Saúde.

Também celebraram a Missa com a Paróquia, durante a Novena de Nossa Senhora Aparecida, movimentando o povo de Deus que com grande carinho acolheu os missionários por esses dias.

Tendo se aprofundado no cuidado com os irmãos enfermos, passaram a experimentar, por dois dias, a realidade dos Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Hortolândia. Passaram fazendo visitas e conduzindo momentos de oração, ocasião de evangelizar, junto aos pacientes nos seguintes hospitais: Mario Covas, Samaritano e UPA do Nova Hortolândia.

Os Seminaristas agradecem pela oportunidade e acolhida para a experiência missionária.