Hoje, 16 de agosto, é aniversário do Coro da Arquidiocese.

Por João Costa | publicado em | Arquidiocese

O Coro da Arquidiocese de Campinas foi fundado em 16 de agosto de 2008 dentro do Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas (CEMULC).
Sempre sob a regência e a direção do Prof. Dr. Clayton Júnior Dias (doutor em Música pela UNICAMP e com formação complementar em Música Sacra e Canto Gregoriano pelo Pontifício Instituto de Música Sacra em Roma) e composto por cerca de 40 cantores, o Coro completou treze anos de existência, conquistando visibilidade cada vez maior. Neste período, já realizou inúmeras atividades (celebrações e concertos) em várias igrejas da Arquidiocese de Campinas, dioceses vizinhas e em 2016 realizou sua primeira peregrinação internacional a Itália e Portugal. No Vaticano o coro esteve ao lado da Cappella Musicale Pontificia Sistina cantando em uma Missa de Canonização presidida pelo Papa Francisco. Executou também uma Missa na Basilica Papal de Santa Maria degli Angeli (Assisi) e na Sé Patriarcal de Lisboa.
Em 2019 gravou o CD “Eis-me aqui, Senhor” pelas PAULINAS-COMEP junto da Schola Cantorum do Pateo do Collegio (SP) com obras do Mons. Marco Frisina. Em 2020 este CD foi indicado ao Troféu Louvemos o Senhor e recebeu dois troféus como “Álbum litúrgico do ano” e “melhor grupo vocal”.
Com alto nível de preparo técnico e artístico, um repertório rico e elaborado, resgatando as diversas formas musicais da liturgia católica ao mesmo tempo em que executa a literatura gregoriana e polifônica europeia, o coro também se preocupa em resgatar a música sacra brasileira, sempre presente em seus programas de celebrações e concertos. Realizando com empenho e entusiasmo as suas atividades o coro espera colher frutos ainda maiores para o ulterior crescimento do seu trabalho, conforme o desejo de Dom Bruno Gamberini, antigo Arcebispo Metropolitano de Campinas (de venerável memória, iniciador deste projeto musical arquidiocesano).

Clayton Dias, direção e regênciaAna Carolina Sacco, organistaElaine Dias Marchi, secretária
canal do YouTube: