IGREJA NO BRASIL DÁ INÍCIO AO ENCONTRO NACIONAL “PREPARANDO O JUBILEU 2025”

Por João Costa | publicado em | Arquidiocese

A Igreja, na liderança do Papa Francisco, promoverá agora em 2025, como ocorre a cada 25 anos, mais um Ano Jubilar. Um tempo de graça à luz da revisão do planejamento e fortalecimento da fé em Jesus Cristo. A temática para 2025 será Esperança. Jubileu da Esperança, porque somos peregrinos de Esperança. No mundo que cada vez mais prima pela desesperança, nós somos convocados pela Igreja a sermos este sinal da Esperança em todos os níveis, sobretudo nos campos da miséria, da violência, de um capitalismo violento que cresce, do secularismo que avança. A Igreja Católica quer ser este sinal vivo de reavivamento da fé do nosso povo. A Igreja do Brasil, a CNBB, está organizando pela primeira vez, em vista das atividades de 2025, hoje e amanhã, 29 e 30, aqui em Brasília, um encontro de estudos para apresentar as motivações a fim de que a Igreja do Brasil organize e planeje, lógico, respeitando as dioceses, as suas atividades para 2025 em função deste jubileu.

Várias pessoas vão falar, são senhores bispos e temos a grata satisfação da presença de Dom Rino, que é o pró-prefeito para a Congregação da Evangelização dos Povos.

É ele quem está coordenando a nível mundial o jubileu da esperança. Nós vamos ouvi-lo hoje e amanhã, assim como também outros bispos que vão falar um pouquinho do cenário da CNBB, dos desafios da Igreja do Brasil, de tal modo que todos nós participantes, tomando conhecimento e animados, possamos ajudar as dioceses a se organizarem melhor nos seus planejamentos pastorais em vista do Jubileu. Nós somos 280 participantes dos 19 regionais que compõem a CNBB do Brasil.

Rezem por nós, nós vamos estar aqui discutindo, ouvindo e levando depois para todos vocês o que aqui foi passado. Obrigado.

Texto e Fotos: Padre Norberto Tortorelo Bonfim, Pároco da Paróquia Sant’Ana Vinhedo, SP / Membro da Coordenação da Pastoral Arquidiocesana.