II Seminário sanando as próprias feridas

Por Adriana | publicado em | Arquidiocese

Ainda estão abertas as inscrições para o II Seminário que acontece de 08 A 10 de abril

De 8 a 10 de abril, a Comissão Especial de Proteção da Criança e do Adolescente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e o Núcleo Lux Mundi realizam o II Seminário Sanando as próprias feridas.

As inscrições ainda estão abertas no site crbnacional.org.br. Esta edição vai aprofundar o pedido de conversão e promoção de ações concretas, expresso na Carta Apostólica “Vos Estis Lux Mundi”, do Papa Francisco, com ênfase em três tópicos:

• Escuta e cuidado das vítimas no seu aspecto pastoral e espiritual, visando à cura das feridas e a reconciliação;
  •  Enfrentamento de casos de denúncias e seus aspectos jurídico e canônico;
  • Orientação na elaboração de Diretrizes para a proteção da criança, do adolescente e da pessoa em vulnerabilidade na Igreja do Brasil.

De acordo com a médica pediatra e presidente do Núcleo Lux Mundi, Eliane De Carli, “O seminário tem como proposta tratar questões relacionadas ao Moto Próprio “Vos Estis Lux Mundi”, na perspectiva paradigmática da prevenção da violência sexual em face de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis e de ambientes seguros no âmbito da Igreja no Brasil”, destaca.

O seminário vai contar com a presença de professores brasileiros e de um Grupo de Trabalho da “Pontifícia Comissão de Proteção do Menor”, sediada em Roma.

• Arcebispo de Boston e presidente da Comissão Pontifícia para a Tutela dos Menores, cardeal Sean Patrick O’Malley
  • Bispo auxiliar de Brasília (DF), dom José Aparecido Gonçalves
  • Teresa Kettelkamp (USA)
  • Professora doutora Josiane Rose Petry Veronese
  • Consultor jurídico da CNBB, Frei Evaldo Xavier Gomes
  • Padre Hans Zollner (Alemanha)

Em 2019, a primeira edição do simpósio aprofundou, com Padre Hans Zollner, questões relacionadas à violência sexual em face de crianças e adolescentes cometidos por membros da Igreja e suas repercussões.

A inscrição custa R$ 50,00 e os interessados podem fazer a inscrição pelo link: http://bit.ly/38dDJbY

Fonte: Site CNBB