Paróquia Santa Teresinha

Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Atendimento do Padre:
Segunda a sexta-feira, das 15h00 às 17h00

Antes de existir a matriz de Santa Teresinha, existiu uma capela, antes de existir a capela existiu uma promessa, quem testemunha a respeito da promessa é a Sra. Jaije Turini Stocco, que diz que o seu pai, Jacinto Turini, falecido em 24 de fevereiro de 1937, em conseqüência de uma epidemia de febre amarela em Itaici, fez a promessa de construir uma igreja em honra a Santa Teresinha. Esta capela existiu até a década de 1950.

Nesta década de 50 começa a construção da casa que seria o noviciado dos padres jesuítas. Juntamente com esta construção, começa também a construção da futura matriz de Santa Teresinha.

A capela foi construída na década de 50, mas antes disso o povo já era muito bem assistido. Os jesuítas adquiriram a fazenda chamada fazenda das Taipas. Nessa fazenda havia a casa grande, hoje chamada de casa velha. Os jesuítas que vinham passar as férias nessa casa davam catecismo, formaram o apostolado da oração, a pia união, a catequese. Tudo bem organizado, com celebração de missa aos Domingos, pelo menos nas férias e sempre que havia padre na casa.

Assim era Itaici até o ano de 1966, quando foi dado o decreto da criação da paróquia. No livro do Tombo está transcrito o decreto da sua criação, com data de 16 se Setembro de 1966, formada por desmembramento das paróquias Candelária e Santa Rita de Cássia. O decreto é assinado pelo arcebispo de Campinas, Dom Paulo Tarso de Campos. No livro do Tombo não existe ata da posse dos 10 párocos que existiram até a posse do Pe. Arthur Sampaio S.J., no dia 14 de Abril de 1988.

Nestes mais de 40 anos de paróquia (1966 a 2007), ela contou com 11 párocos. Na paróquia funcionam todas as pastorais: batismo, crisma, casamento, catecumenato, catequese de crianças e adultos, e grande ajuda aos pobres e necessitados da paróquia.