Paróquia São Cristóvão


Criada em 06 de junho de 1966


Administrador Paroquial: Padre Luís Augusto Ramos Vieira (SX)

Rua Sumaré, 50 - Bairro São Cristóvão
13276-490
- Valinhos, SP

(19) 3871.2068 e 3849.6576

secretaria@saocristovao.org.br


http://www.saocristovao.org.br/
Sábados: 19h30
Domingos: 08h00 e 19h30
Quartas-feiras: 19h30
1ª Sexta-feira do mês: 19h30
1ª Quinta-feira do mês - Capela da Ressurreição Cemitério São João Batista: 15h
Atendimento da Secretaria:
Terça a sexta-feira, das 08h30 às 11h00 e das 14h00 às 17h30
Sábado, das 08h00 às 11h30


Atendimento do Padre:
Terça e quarta-feira, das 14h30 às 17h00

A Paróquia São Cristóvão foi criada em 6 de junho de 1966 por decreto de Dom Paulo de Tarso Campos, Arcebispo Metropolitano. Ela nasceu sob o impulso das transformações propostas pelo Concílio Vaticano II iniciadas em Valinhos pelo padre Benedito Pessoto e, também, pela sensível necessidade de mais uma paróquia na cidade que crescia com o surgimento de novos bairros.

A comunidade do “Serrote” já existia desde 9 de julho de 1954 quando se constituiu o primeiro conselho de festas em uma reunião na casa da incentivadora Sra. Filomena Bacan. A primeira festa deu-se entre os dias 31 de julho e 1º de Agosto de 1954 com a celebração das primeiras missas em honra de Nossa Senhora de Fátima e, procissão motorizada de São Cristóvão com a bênção de veículos, presididas pelo Mons. Bruno Nardini, pároco da Paróquia São Sebastião. O núcleo ao entorno do “bairro do Serrote” onde se encontrava a Capela de Nossa Senhora de Fátima (hoje Vila São Cristóvão devido ao padroeiro) foi o local escolhido para a construção da nova Matriz. O lançamento da pedra fundamental ocorreu em 25 de junho de 1966, ocasião em que foi, também, oficializada a tradicional Festa de São Cristóvão.

A Paróquia São Cristóvão sempre foi conhecida na cidade e diocese pelo seu dinamismo pastoral, rede de comunidades e, grande envolvimento e trabalho cooperativo entre os leigos e padres. Por muitos anos foi a maior paróquia de Valinhos em território e número de comunidades, motivo pelo qual em 2009, atendendo ao pedido do Padre Rodrigo Catini Flaibam e Conselho Pastoral que pleiteavam sua divisão, Dom Bruno Gamberini criou a partir de seu território a Paróquia Beato José de Anchieta.

Além da comunidade Matriz São Cristóvão, fazem parte da paróquia mais 10 outras: N. Sra. Aparecida do County Club, N. Sra. Aparecida do Green Boulevard, N. Sra. Imaculada, Santo Antônio de Pádua, São José, Santa Rita de Cássia, São Sebastião, Senhor Bom Jesus. Também, compõem a paróquia mais 2 áreas de atuação pastoral e missionária: Capela Santo Antônio do Capivari e Capela da Ressurreição no Cemitério Municipal. Foram párocos: Dom Leo Paulo Rothraufl (OSB), Padre Décio Maróstica, Padre Walfrides Praxedes, Padre Pedro Piacente, Padre João Gonçalves da Silva, Padre João Batista Silvestre, Padre Rodrigo Catini Flaibam e o Padre João Augusto Pezzuto. Atualmente o Padre Luís Augusto Ramos Vieira (SX) é o Administrador Paroquial.