• Sobre

Pároco : Padre Maurício Inácio da Silva

Vigário Paroquial : Padre Paulo Roberto Emiliano

• Horários de missas

Matriz: Terça-feira às sextas-feira às 18h30; sábados às 19h e domingo às 08h00 e 19h00

• Atendimento da Secretaria

Segunda-feira à sexta-feira, 13h00 às 17h30 - Sábado, das 08h30 às 12h00

• Atendimento do Padre

Atendimento dos padres com agendamento prévio: Pe. Maurício (Pároco): Quarta-feira das 14h00 às 16h30 e sexta-feira das 14h às 16h30 Pe. José Carlos (Vigário): Quinta-feira das 14h00 às 16h30 e sábados das 08h30 às 11h30

• Envie uma mensagem para Paróquia São Cristóvão

Esta mensagem será enviada para saocristovaovalinhos@gmail.com

• Histórico

A Paróquia São Cristóvão foi criada em 6 de junho de 1966 por decreto de Dom Paulo de Tarso Campos, Arcebispo Metropolitano. Ela nasceu sob o impulso das transformações propostas pelo Concílio Vaticano II iniciadas em Valinhos pelo padre Benedito Pessoto e, também, pela sensível necessidade de mais uma paróquia na cidade que crescia com o surgimento de novos bairros. A comunidade do “Serrote” já existia desde 9 de julho de 1954 quando se constituiu o primeiro conselho de festas em uma reunião na casa da incentivadora Sra. Filomena Bacan. A primeira festa deu-se entre os dias 31 de julho e 1º de Agosto de 1954 com a celebração das primeiras missas em honra de Nossa Senhora de Fátima e, procissão motorizada de São Cristóvão com a bênção de veículos, presididas pelo Mons. Bruno Nardini, pároco da Paróquia São Sebastião. O núcleo ao entorno do “bairro do Serrote” onde se encontrava a Capela de Nossa Senhora de Fátima (hoje Vila São Cristóvão devido ao padroeiro) foi o local escolhido para a construção da nova Matriz. O lançamento da pedra fundamental ocorreu em 25 de junho de 1966, ocasião em que foi, também, oficializada a tradicional Festa de São Cristóvão. A Paróquia São Cristóvão sempre foi conhecida na cidade e diocese pelo seu dinamismo pastoral, rede de comunidades e, grande envolvimento e trabalho cooperativo entre os leigos e padres. Por muitos anos foi a maior paróquia de Valinhos em território e número de comunidades, motivo pelo qual em 2009, atendendo ao pedido do Padre Rodrigo Catini Flaibam e Conselho Pastoral que pleiteavam sua divisão, Dom Bruno Gamberini criou a partir de seu território a Paróquia Beato José de Anchieta. Além da comunidade Matriz São Cristóvão, fazem parte da paróquia mais 10 outras: N. Sra. Aparecida do County Club, N. Sra. Aparecida do Green Boulevard, N. Sra. Imaculada, Santo Antônio de Pádua, São José, Santa Rita de Cássia, São Sebastião, Senhor Bom Jesus. Também, compõem a paróquia mais 2 áreas de atuação pastoral e missionária: Capela Santo Antônio do Capivari e Capela da Ressurreição no Cemitério Municipal. Foram párocos: Dom Leo Paulo Rothraufl (OSB), Padre Décio Maróstica, Padre Walfrides Praxedes, Padre Pedro Piacente, Padre João Gonçalves da Silva, Padre João Batista Silvestre, Padre Rodrigo Catini Flaibam e o Padre João Augusto Pezzuto. Atualmente o Padre Luís Augusto Ramos Vieira (SX) é o Administrador Paroquial.