• Sobre

  • Informações

  • Envie uma mensagem para CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil da Arquidiocese de Campinas – Conselho de Leigos e Leigas)

    Esta mensagem será enviada para prof.claudiozorzan@hotmail.com

    *
    *
    *
    *
  • Histórico

    Os Conselhos de Leigos são ORGANISMOS que buscam integrar os LEIGOS E LEIGAS  dos movimentos, das pastorais, das paróquias ou comunidades, das associações, inclusive os leigos e leigas que não se integram a organismos eclesiais (políticos, profissionais liberais, intelectuais, etc.), daqueles que vivem sua vida comunitária numa paróquia ou comunidade, e dos que vivem sua fé cristã inseridos nas atividades da sociedade. Estes Conselhos devem constituir-se como "SINAL DE COMUNHÃO E UNIDADE" e "ESPAÇO DE SERVIÇO". Portanto, já na sua criação deve-se ter presente a importância do "ACOLHIMENTO" a todos os segmentos leigos.
    Objetivos do CNBL: 1) Despertar a consciência da identidade, vocação e missão laical; 2) Levar os leigos a descobrirem e vivenciarem sua espiritualidade nos ambientes onde vivem e convivem, como sal e fermento; 3) Incentivar a vivência eclesial nos movimentos, pastorais e organismos; 4) Criar e incentivar mecanismos para uma formação integral, gradual e permanente aos leigos e leigas, buscando capacitá-los para que respondam com eficácia aos desafios a que são chamados no exercício de sua vocação. Um dos pilares do CNLB é a Inserção na Sociedade para sua transformação numa Sociedade mais justa e mais fraterna anúncio do Reino. Significa assumir tarefas nas diferentes áreas sociais, políticas, culturais e outras; 5) Incentivar a articulação e organização dos leigos e leigas nos diferentes níveis das dioceses e arquidioceses; 6) Estimar a participação permanente de leigos e leigas nos processos de planejamento, decisão e avaliação da ação evangelizadora da Igreja; 7) Representar o Laicato junto aos setores organizados da Igreja Católica e outras Igrejas cristãs e da própria sociedade; 8) Fazer-se presente na caminhada ecumênica das Igrejas Cristãs. O CNLB é um organismo aglutinador, incentivador, implementador e formador da consciência e da missão dos cristãos leigos e leigas; O CNLB não é um organismo executor, mas aglutinador e incentivador.
    O CNLB da ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS faz algumas atividades como estudo e formação dos documentos da Igreja, formação sobre a missão da Leiga e do Leigo, reflexão e palestras sobre Fé e Política, acompanhamento de Câmaras Municipais e está planejando um Curso em Doutrina Social da Igreja (DSI) para 2016. A seguir a composição do Conselho (eleito em 11/04/2015):
    • Presidente: Marco André Dias Cantanhede.
    • Vice Presidente: Antonio Fernandes Neto (Toninho).
    • Secretário: Cláudio Maurício Zorzan.
    • Tesoureiro: Luiz Carlos Catapan.
    • Outros membros: Rogério dos Santos Souza, Inês Regina da Silva Prado Catapan, Lhais de Paula Barbosa Medina, Rodolfo Medina, Maycon Donizetti Mazzaro, Eric Almir Lourenson, Cleusa Maria Lafe Macedo e  André Luiz Bordignon.
    • Assessores: Wanda Conti, Márcia Maria Domingas de Almeida Signorelli e Carlos Francisco Signorelli.