• Sobre

• Envie uma mensagem para CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil da Arquidiocese de Campinas – Conselho de Leigos e Leigas)

Esta mensagem será enviada para prof.claudiozorzan@hotmail.com

• Histórico

Os Conselhos de Leigos são ORGANISMOS que buscam integrar os LEIGOS E LEIGAS  dos movimentos, das pastorais, das paróquias ou comunidades, das associações, inclusive os leigos e leigas que não se integram a organismos eclesiais (políticos, profissionais liberais, intelectuais, etc.), daqueles que vivem sua vida comunitária numa paróquia ou comunidade, e dos que vivem sua fé cristã inseridos nas atividades da sociedade. Estes Conselhos devem constituir-se como "SINAL DE COMUNHÃO E UNIDADE" e "ESPAÇO DE SERVIÇO". Portanto, já na sua criação deve-se ter presente a importância do "ACOLHIMENTO" a todos os segmentos leigos.
    Objetivos do CNBL: 1) Despertar a consciência da identidade, vocação e missão laical; 2) Levar os leigos a descobrirem e vivenciarem sua espiritualidade nos ambientes onde vivem e convivem, como sal e fermento; 3) Incentivar a vivência eclesial nos movimentos, pastorais e organismos; 4) Criar e incentivar mecanismos para uma formação integral, gradual e permanente aos leigos e leigas, buscando capacitá-los para que respondam com eficácia aos desafios a que são chamados no exercício de sua vocação. Um dos pilares do CNLB é a Inserção na Sociedade para sua transformação numa Sociedade mais justa e mais fraterna anúncio do Reino. Significa assumir tarefas nas diferentes áreas sociais, políticas, culturais e outras; 5) Incentivar a articulação e organização dos leigos e leigas nos diferentes níveis das dioceses e arquidioceses; 6) Estimar a participação permanente de leigos e leigas nos processos de planejamento, decisão e avaliação da ação evangelizadora da Igreja; 7) Representar o Laicato junto aos setores organizados da Igreja Católica e outras Igrejas cristãs e da própria sociedade; 8) Fazer-se presente na caminhada ecumênica das Igrejas Cristãs. O CNLB é um organismo aglutinador, incentivador, implementador e formador da consciência e da missão dos cristãos leigos e leigas; O CNLB não é um organismo executor, mas aglutinador e incentivador.
    NOVA GESTÃO DO CNLB – ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS   Coordenador: Cláudio Maurício Zorzan;  Vice-Coordenador: Maycon Donizetti Mazzaro;  1ª Secretária: Adelaide Albergaria Pereira Gomes;  2º Secretário: José Carlos Nogueira de Castro;  1º Tesoureiro: Gustavo Ramos de Oliveira;   2º Tesoureiro: Antonio Barbosa dos Santos (Barbosa);   Membros Conselheiros:
    • Marco André Dias Cantanhede;
    • Antonio Fernandes Neto (Toninho);
    • Luiz Carlos Catapan;
    • Inês Regina da Silva Prado Catapan;
    • Rogério dos Santos Souza.