Neste Ano da Oração rumo ao Jubileu, hoje vamos recordar uma profunda catequese do Papa Francisco sobre “a Igreja mestra em oração”.

Por João Costa | publicado em | Arquidiocese

Rezo “na” e “com” a Igreja?

Na Audiência Geral de 14 de abril de 2021, o Pontífice explica que a Igreja é uma grande escola de oração não só individual, mas comunitária, já que a vida de uma paróquia e de cada comunidade cristã é cadenciada pelos tempos da liturgia e da oração. Também por este motivo na Igreja florescem continuamente comunidades e grupos dedicados à oração.

“Tudo na Igreja nasce na oração, e tudo cresce graças à oração. Quando o Inimigo, o Maligno, quer combater contra a Igreja, o faz primeiro procurando secar as suas fontes, impedindo-as de rezar”, acrescentou Francisco.

A lâmpada da verdadeira fé da Igreja, disse ainda o Papa, estará sempre acesa na terra enquanto houver o óleo da oração.

“É o que leva em frente a fé e a nossa vida pobre, débil e pecadora, mas a oração leva-a em frente com segurança. Uma pergunta que nós cristãos devemos fazer a nós mesmos: rezo? Rezamos? Como rezo? Como papagaios ou rezo com o coração? Como rezo? Será que rezo com a certeza de que estou na Igreja e rezo com a Igreja, ou rezo um pouco de acordo com as minhas ideias e deixo que as minhas ideias se tornem oração? Isto é oração pagã, não oração cristã. Repito: podemos concluir que a lâmpada da fé estará sempre acesa na terra enquanto houver o óleo da oração.”

Fonte: Vatican News