Outubro rosa e novembro azul: a importância dos cuidados da saúde do homem e da mulher

Por João Costa | publicado em | Arquidiocese

Outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O objetivo da campanha deste mês que passou é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Toda mulher com 40 anos de idade ou mais deve procurar um ambulatório ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. O serviço dever ser procurado mesmo que não tenha sintomas.

Mamografia é um exame muito simples que consiste em um raio-x da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.

Em relação aos homens, é claro que a saúde deles também precisa de atenção e cuidados.

O novembro azul é também uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro para conscientização sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

É recomendado que os homens deixem de lado os preconceitos e façam exames de próstata periodicamente a partir dos 40 anos de idade. Se houver casos na família de câncer de próstata, a melhor idade para iniciar os exames deve ser previamente conversada com um médico, uma vez que a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença.

Vale deixar como alerta que a única forma de garantir a cura dessas doenças é o diagnóstico precoce.


Pesquisa



Veja Também