VI Congresso Missionário Estadual de Seminaristas do Regional Sul 1 da CNBB

Por João Costa | publicado em | Arquidiocese

Nos dias 27 a 30 de junho de 2024, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Mirassol (SP), Diocese de São José do Rio Preto, aconteceu o VI Congresso Missionário Estadual de Seminaristas do Regional Sul 1 da CNBB. A Coordenação do COMISE, celebrando os 10 anos de sua criação, reuniu seminaristas representantes das diversas dioceses do Regional Sul 1 para refletir sobre o tema “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e o lema “Ide e convidai a todos para o banquete” (cf. Mt 22,9).

A partir da mensagem do Papa para o 98º Dia Mundial das Missões 2024, a temática em sintonia com o lema oferece uma oportunidade ímpar para refletir sobre o mandato missionário de Cristo e inspirar a ação missionária do COMISE que atua há 10 anos No Regional Sul 1. O objetivo geral do VI Congresso é enfatizar que a missão da Igreja está dirigida a todos os povos e requer a participação de cada cristão batizado.

Seminaristas realizam Congresso Estadual na Diocese de São José do Rio Preto, João Henrique Bento e Pedro Polewacz, representam Campinas

Na missa de abertura, o Bispo Diocesano Dom Antônio Emídio Vilar expressou a alegria em sediar o Congresso e exortou a todos a viverem esses dias de congresso com dedicação e fé, construindo a casa sobre a rocha. Na primeira noite, o seminarista Wesley Patrick Lugli de Souza, coordenador diocesano do COMISE de São José do Rio Preto dirigiu uma palavra de acolhida e entusiasmo aos participantes do VI Congresso Missionário. Lembrou que a missão é elemento intrínseco da vida cristã.

A vivência proporcionada pelo VI Congresso favoreceu o estreitamento de laços de fraternidade entre os seminaristas dos diversos COMISE’s do Regional. Também fez brotar novos vínculos de amizade, que surgiram do encontro dos seminaristas com os discípulos missionários da cidade de Mirassol. Muitas pessoas se envolveram na organização e nos trabalhos do Congresso. Algumas famílias acolheram os seminaristas em suas casas, colocando em prática a hospitalidade evangélica.

O coordenador do COMISE Regional, Marcus Vinicius da Silva recordou que o tema escolhido: “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”, nos convida a refletir sobre o poder transformador do Espírito Santo em nossas vidas e que Ele nos capacita para viver e anunciar o Evangelho como discípulos. Enfatizou ainda que o lema escolhido: “Ide e convidai a todos para o banquete” (Mt 22,9) é um chamado direto para a ação.

Vários padres estiveram no VI Congresso dando suas contribuições com palestras e painéis temáticos que versaram sobre assuntos como Igreja em saída, Sinodalidade, Missão e conversão missionária. Todos tiveram a oportunidade de participar com perguntas e contribuições para a reflexão, fazendo do VI Congresso um verdadeiro pentecostes, onde a ação do Espírito impulsiona a todos os seminaristas a viverem sua missão como testemunhas de Cristo.
Texto: João Henrique Bento