Diácono Aldair de Souza Santos

Auxiliar na Paróquia de São Francisco de Assis (Monte Mor)

Nascido em 26 de janeiro de 1971, em São Jorge do Ivaí, Paraná, Aldair de Souza Santos é o caçula dos quatro filhos de Manoel Bispo dos Santos e Eunice Mota dos Santos.

Deixou sua terra natal em 1976 quando, junto com toda a família, mudou-se para Cubatão, no litoral paulista, onde, quando ainda criança engajou-se nas atividades da paróquia São Francisco de Assis, diocese de Santos. No ano de 1993 mudou-se para Monte Mor, por motivos profissionais. Tem os cursos de Técnico em Química e de Tecnólogo em Gestão Comercial.

Nesta nova etapa, integrou-se à Comunidade Nossa Senhora Aparecida, da então paróquia Nossa Senhora do Patrocínio através de trabalhos direcionados à juventude. Casou-se em 1996 com Cristiane de Fátima Leite, também paroquiana em Monte Mor. Da união matrimonial com Cristiane nasceram Isabela Leite Santos e Lucas Leite Santos.

Após alguns anos foi indicado para a coordenação da Comunidade e para o ministério leigo da Palavra e da comunhão Eucarística. A partir de 2006, com a instalação da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Monte Mor, atuou como membro do conselho administrativo paroquial junto com o Pe. Wilson Enéas Maximiano e o Diácono Jair Jorand, quando por estes, foi indicado para o processo de formação para o diaconato permanente.

Iniciou os estudos para o diaconato em fevereiro de 2007. Recebeu o ministério de Leitor em agosto de 2014 e o de Acólito em junho de 2015, ambos das mãos de Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas.

Hoje é paroquiano da recém instalada paróquia de São Francisco de Assis, em Monte Mor, onde, junto com o Pe. Antônio Marcos Camargo, anima a vida pastoral e litúrgica da paróquia. Apresentou seu pedido para a Ordem do diaconato permanente em novembro de 2015, sendo aprovado pelo conselho de presbíteros em 01 de dezembro do mesmo ano.