• Diácono Aldair de Souza Santos

Paróquia São Francisco de Assis (Monte Mor)

Nascido em 26 de janeiro de 1971, em São Jorge do Ivaí, Paraná, Aldair de Souza Santos é o caçula dos quatro filhos de Manoel Bispo dos Santos e Eunice Mota dos Santos. Deixou sua terra natal em 1976 quando, junto com toda a família, mudou-se para Cubatão, no litoral paulista, onde, quando ainda criança engajou-se nas atividades da paróquia São Francisco de Assis, diocese de Santos. No ano de 1993 mudou-se para Monte Mor, por motivos profissionais. Tem os cursos de Técnico em Química e de Tecnólogo em Gestão Comercial. Nesta nova etapa, integrou-se à Comunidade Nossa Senhora Aparecida, da então paróquia Nossa Senhora do Patrocínio através de trabalhos direcionados à juventude. Casou-se em 1996 com Cristiane de Fátima Leite, também paroquiana em Monte Mor. Da união matrimonial com Cristiane nasceram Isabela Leite Santos e Lucas Leite Santos. Após alguns anos foi indicado para a coordenação da Comunidade e para o ministério leigo da Palavra e da comunhão Eucarística. A partir de 2006, com a instalação da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Monte Mor, atuou como membro do conselho administrativo paroquial junto com o Pe. Wilson Enéas Maximiano e o Diácono Jair Jorand, quando por estes, foi indicado para o processo de formação para o diaconato permanente. Iniciou os estudos para o diaconato em fevereiro de 2007. Recebeu o ministério de Leitor em agosto de 2014 e o de Acólito em junho de 2015, ambos das mãos de Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas. Hoje é paroquiano da recém instalada paróquia de São Francisco de Assis, em Monte Mor, onde, junto com o Pe. Antônio Marcos Camargo, anima a vida pastoral e litúrgica da paróquia. Apresentou seu pedido para a Ordem do diaconato permanente em novembro de 2015, sendo aprovado pelo conselho de presbíteros em 01 de dezembro do mesmo ano.

Veja mais em Diáconos Permanentes