• Padre José Heitor Vasconcelos de Menezes, CMF

Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Pe José Heitor Vasconcelos de Menezes, CMF, nasceu em Maceió/AL aos 19 de abril de 1979, na Casa de Saúde e Maternidade São Sebastião. Filho de José Marinho Menezes Neto e de Geruza Vasconcelos de Menezes, é o primeiro filho do casal, de uma família de quatro irmãos, sendo os dois primeiros, Arthur e Ana Maria, irmãos por parte de pai, e a caçula, Juliana Maria, irmã de pai e mãe. Durante toda infância e juventude residiu na cidade de Murici/AL, onde cursou o ensino fundamental no Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças e na Escola Municipal Juvenal Lopes Ferreira de Omena. Fez o primeiro ano do Ensino Médio no Colégio Batista Alagoano, em Maceió/AL, quando transferiu-se para o Curso de Química Industrial na Escola Técnica Federal de Alagoas (hoje CEFET) na mesma cidade. Em Murici/AL, foi batizado na Paróquia Nossa Senhora da Graça, Arquidiocese de Maceió, no dia 19 de abril de 1980, pelo o então pároco Côn. Geraldo Valente Vilas Boas. Nessa mesma comunidade cristã participou da catequese de iniciação cristã, fazendo a Primeira Comunhão no dia 02 de dezembro de 1990, celebrada Pe. Bernardo Roanna, SDB, pároco à época. No dia 03 de dezembro de 1994 recebeu o Sacramento da Crisma, pelo então Arcebispo de Maceió, D. Edvaldo Gonçalves do Amaral, SDB. Em Murici, teve profunda vivência cristã, atuando na comunidade católica como coroinha, também na catequese e na liturgia. Manteve grande proximidade com a comunidade das religiosas Missionárias de Santo Antônio Maria Claret (claretianas) quando conheceu a Congregação Missionários Claretianos, dando início ao processo de discernimento vocacional. Em 1998 fez uma experiência de três meses com a Congregação Salesiana, em Carpina/PE. No ano seguinte, em 1999, decidiu-se por ingressar na Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos). No mesmo ano participou do EVOCLA - estágio de vocacional claretiano, em Rio Claro/SP, ingressando na Casa de Acolhida Vocacional Claretiana, em Ribeirão Preto, no dia 24 de janeiro do mesmo ano. De 1999 a 2001 cursou a faculdade filosofia no Centro Universitário Claretiano, em Batatais/SP, obtendo o grau de licenciatura. Nesta mesma cidade realizou o aspirantado e o postulantado Claretiano, nos anos de 2000 e 2001, respectivamente. No ano de 2002 fez o Noviciado Canônico na Congregação dos Missionários Claretianos, na cidade de Contagem/MG, onde, professou os Primeiros Votos Religiosos pelas mãos do então Superior Provincial, Pe. Oswair Chiozini, CMF, no dia 26 de janeiro de 2003. De 2003 a 2007 cursou os estudos teológicos no Studium Theologicum de Curitiba-PR, onde recebeu a admissão às Ordens Sacras do Leitorato e Acolitato no dia 14 de junho de 2014, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, Arquidiocese de Curitiba/PR, na Festa Litúrgica do Imaculado Coração de Maria. Sendo que em 2005 fez o ano de estágio pastoral na Missão Claretiana em Campinápolis/MT. Professou perpetuamente na Congregação dos Missionários Claretianos no dia 08 de dezembro de 2007, Solenidade da Imaculada Conceição, pelas mãos do então provincial dos Missionários Claretianos, Pe. Jaime Sanches Boch, CMF. Transferido para a Comunidade Claretiana de Maceió/AL, foi Ordenado Diácono no dia 15 de março de 2008, por sua Ex.ª Rev.ma Dom Frei Antônio Muniz Fernandes, O. Carm., Arcebispo Metropolitano de Maceió, na Paróquia São José do Trapiche, com o tema de ordenação: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,13). No dia 20 de setembro do mesmo ano, foi Ordenado Presbítero pela imposição de mãos e oração consecratória de Ex.ª Rev.ma Dom Valério Breda, SDB, Bispo da Diocese de Penedo/AL, na Paróquia Nossa Senhora da Graça, Murici-AL, com o lema de ordenação presbiteral “Caritas Christi Urget Nos” (2Cor 5,14). A primeira missa do neo sacerdote foi rezada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça no dia 21 de setembro. Em 2009 foi destinado como auxiliar de formação do Seminário Santo Antônio Maria Claret, em Pouso Alegre-MG. No ano seguinte, 2010, passou pela Comunidade Claretiana de Rio Claro/SP. Nesse mesmo ano veio morar na Comunidade Claretiana de Campinas, onde iniciou os estudos de Comunicação. Em 2012 retorna para Comunidade Claretiana de Pouso Alegre/MG como Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, empossado no dia 21 de janeiro do mesmo ano. Nesse ano concluiu sua especialização em Comunicação e Cultura, pela PUC-SP. Em 2013 conseguiu de sua Ex.ª Rev.ma Dom Ricardo Pedro Chaves, O.Praem, Arcebispo de Pouso Alegre, o titulo de Santuário Arquidiocesano para templo do Imaculado Coração de Maria, elevando-o a essa categoria, assumindo a função de Reitor. Em setembro desse mesmo ano iniciou sua atuação como apresentador televisivo na programação da Rede Século 21. Em 2018 fez uma especialização em Coaching, pelo Instituto Brasileiro de Coaching. No dia 09 de janeiro de 2020 encerrou as atividades do Santuário do Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre/MG, mudando-se nesse mesmo dia para a cidade de Campinas/SP. No dia 16 de fevereiro desse mesmo ano, recebeu Ex.ª Rev.ma Dom João Inácio Müller, OFM, Arcebispo Metropolitano de Campinas, posse Canônica como Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Veja mais em Padres Religiosos