• Padre Ricardo Alexandre Alves de Albuquerque (CMF)

Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Campinas

Padre Ricardo de Albuquerque, CMF Missionário claretiano, nasceu em Palmeira dos Índios, AL, aos 31 de agosto de 1980. Ingressou no Seminário Menor da Congregação dos Missionários Claretianos em Rio Claro, SP no ano de 1999, cursando o terceiro ano do Ensino Médio. Entre os anos 2000 e 2002 cursou Filosofia no Centro Universitário Claretiano de Batatais-SP. Em 2003, fez o noviciado na cidade de Contagem, MG, onde, em 2004, emitiu os Primeiros Votos Religiosos no dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo. Entre os anos 2004 e 2018 cursou Teologia no Studium Theologicum de Curitiba-PR, sendo que em 2006 fez seu Ano Pastoral em Pouso Alegre, MG, como auxiliar de Formação do Seminário Menor Santo Antônio Maria Claret. Foi ordenado presbítero no dia 31 de janeiro de 2019 e destinado à missão na Alemanha. Em 2010, no Jugendpastoralinstitut Don Bosco (JPI), em Benedicktbeuern, Alemanha, iniciou seus estudo em Pastoral da Juventude. Depois dessa experiência missionária, retornou ao Brasil em julho de 2011 e começou a trabalhar na cidade de Ribeirão Preto como Vigário Paroquial do Santuário Nossa Senhora do Rosário. Em janeiro de 2012 iniciou a sua missão como Animador Vocacional da Província Claretiana do Brasil e foi transferido para a comunidade claretiana de Pouso Alegre, MG. Em 2014, ainda como animador vocacional, foi enviado para o Centro Missionário Claretiano de Contagem, MG (Seminário de Filosofia) onde passou a atuar também como Vigário da paróquia Santo Antônio Maria Claret. Em 2017 foi transferido para a missão claretiana de Campinas. Em janeiro de 2018 começou sua Especialização em Pastoral Juvenil, pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Entre abril e junho de 2018 participou da Escola para Formadores Coração de Maria, em Vic. Atualmente é Secretário da Pastoral Juvenil Vocacional dos Claretianos no Brasil e Vigário na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Campinas, SP.

• Envie uma mensagem para Padre Ricardo Alexandre Alves de Albuquerque (CMF)

Esta mensagem será enviada para ricardoalbuquerquecmf@gmail.com

Veja mais em Padres Religiosos