• Congregação das Irmãs Franciscanas da Providência de Deus

Após os primeiros anos que se seguiram à Primeira Guerra Mundial muitos europeus evadiram-se de seus países de origem para se estabelecerem nas Américas. Nos Estados Unidos da América era cada vez maior o número de imigrantes lituanos. Como o movimento migratório cresceu significativamente, houve a necessidade de criação de núcleos comunitários, que ajudassem a manter as tradições e a fé cristã, como também, trabalhar para a preservação da herança cultural daquele povo. Houve nesta época a criação de paróquias e de escolas paroquiais, porém necessitava-se de mais religiosas para dirigir escolas, para a catequese e para serem presença evangelizadora no meio do povo, que estava recomeçando a vida no novo continente. Algumas Irmãs de origem lituana, residentes nos Estados Unidos, lançaram o olhar sobre os seus compatriotas lituanos e percebendo as suas grandes necessidades sentiram um forte apelo de Deus para trabalhar com eles. Para realizar tal missão, tomaram a decisão de deixar a congregação de origem, a Congregação da Sagrada Família de Nazaré, para se dedicarem ao apostolado junto às famílias daqueles imigrantes. Portanto, sob a proteção de Deus, que é Providência, a nossa Congregação foi fundada no dia 12 de março de 1922, na Diocese de Pittsburgh, Pensilvânia, nos Estados Unidos. As pioneiras, ao deixarem sua congregação de origem, foram acolhidas pelas Irmãs Franciscanas de Millvale, Pittsburgh, com quem permaneceram por um período de seis anos, onde continuaram sua formação e missão, até se tornarem uma congregação autônoma. As fundadoras, apoiadas e auxiliadas pelo Bispo de Pittsburgh, D. Hugh C. Boyle, por Monsenhor M. L. Krusas e pelos padres A. J. Sutkaites e M. Kazenas conseguiram vencer os enormes desafios existentes nos primeiros anos de fundação, quanto ao estabelecimento da nova missão, falta de recursos materiais e outras tantas dificuldades. Há depoimentos sobre os dez primeiros anos da Congregação, que afirmam o quanto as Irmãs foram corajosas, pobres, simples e ousadas para que a obra iniciada pudesse crescer e produzir frutos. As fundadoras e os co-fundadores testemunharam que, ao longo da trajetória de vida da Congregação, o que os sustentava era Deus, que na sua Providência, dava-lhes coragem e indicava novos caminhos a serem percorridos. Firmes no seguimento de Jesus Cristo e inspiradas na vida e nos ensinamentos de São Francisco de Assis, as primeiras Irmãs iniciaram o seu trabalho voltado, prioritariamente, para a educação de crianças e de jovens, mas visava, também, o cuidado aos doentes e assistência aos necessitados. Depois de 16 anos de fundação, fomos agraciadas mais uma vez. Cinco Irmãs atravessaram os mares e chegaram ao Brasil no dia 27 de agosto de 1938, em reposta à solicitação da Igreja local, para atenderem às necessidades das famílias lituanas em Vila Zelina, São Paulo. Nos primeiros anos o nosso trabalho missionário, inclusive no Brasil, foi direcionado para beneficiar o povo lituano. Porém, com o decorrer do tempo e com as mudanças profundas na sociedade a nossa missão foi sendo redimensionada através das áreas de Educação nos Colégios, nas Obras Sociais Promocionais, na Saúde, na Formação, nas Paróquias em Comunidades inseridas nos meios populares e na Administração de outros serviços da Congregação. Temos duas Províncias: em Pittsbugh, USA e no Brasil. Nossa Sede Provincial brasileira está situada em São Paulo. Nesta capital marcamos presença em três Colégios e duas Obras Sociais. No estado de São Paulo, estamos em Nova Veneza e na Cidade de São Pedro, em Santana de Parnaíba. Temos comunidades em Guajará-Mirim, Rondônia e Maceió, Alagoas, onde atuamos na área da saúde e na pastoral inserida nos meios populares. No início de 2005 foi aberta uma missão em Guanay, Bolívia. Há alguns anos temos a presença de Irmãs Americanas na Lituânia.

Veja mais em Congregações Femininas