• Sobre

Padroeiro : Sant'Ana

Pároco : Padre Paulo César Gonçalves Ferreira

• Horários de missas

Na primeira quarta-feira do mês, às 19h na Comunidade Nossa Senhora da Imaculada, Nova Sousas; Na segunda quarta-feira do mês, às 19h na Comunidade Matriz; Na terceira quarta-feira do mês, 19h na Comunidade Santo Antônio, Jardim Conceição; Na quarta quarta-feira do mês, às 19h na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, vila Sant’Ana; Na quinta quarta-feira do mês, às 19h na Comunidade São Joaquim, Joaquim Egídio; Na quinta-feira, às 7h (**) Capela São Sebastião; Na primeira sexta-feira do mês, às 18h, exposição do SSmo Sacramento e Terço na Matriz; Na primeira sexta-feira do mês às 19h Missa, e Bênção do SSmo Sacramento na Matriz; No sábado às 17h na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Vila Sant’Ana; No sábado, às 18h na Comunidade Matriz; No domingo, às 7h30 na Comunidade Mariz; No domingo, às 08h na Comunidade Nossa Senhora da Imaculada, Nova Sousas; No domingo, às 09h na Comunidade Santo Antônio, no Jardim Conceição, No domingo,às 09h30 na Comunidade São Joaquim e São Roque, Joaquim Egídio; No domingo, às 10h30 na Capela São Sebastião, Batizados agendados; No domingo, às 11h na Comunidade Matriz; No domingo, às 18h30 na Comunidade Matriz. (**) Temporariamente suspensas atividades nesse horário, em função da pandemia

• Atendimento da Secretaria

terça-feira a sábado, das 8h às 11h30 ; terça-feira a sexta-feira, das 13h30 às 17h na Comunidade Matriz; Na segunda-feira, apenas expediente interno.

• Atendimento do Padre

CONFISSÃO E ACONSELHAMENTO: quarta-feira, das 15h às 17h; quinta-feira, das 15h às 17h e no sábado, das 9h às 11h30, na Comunidade Matriz.

• Envie uma mensagem para Paróquia Sant’Ana – Sousas

Esta mensagem será enviada para santanasousas@arquidiocesecampinas.com

• Histórico

História da Paroquia Santana - Sousas : Como começou No “Arraial de Sousas” as celebrações religiosas eram realizadas em casas das famílias aqui estabelecidas, que buscavam na Religião Católica a força principal de seu entrelaçamento social e religioso. Surgiu então, a Capela de São Sebastião, o Santo tão popular em Portugal, e conseqüentemente também no Brasil, erigida por Joaquim Monteiro, em 1889, por Joaquim Monteiro. Ao seu derredor foi crescendo o Arraial, e em breve tornou-se conveniente a criação de uma Paróquia. Em 1894, o casal Adão Salgado e Dona Maria Franco Salgado faz a doação de terreno para a construção da Matriz, e esse ano é considerado o ano da fundação da Matriz! A alegria contagiou a todos e com toda a população envolvida e contribuindo de maneira generosa e indizível, deram início às providências da construção. No dia 3 de setembro de 1894, deu-se o lançamento da pedra fundamental, que foi benta pelo Padre Abel, para que pudesse dar início à edificação da nossa igreja. A obra completou-se em 3 anos. Estiveram à frente da Comissão de Obras: Maneco Rosa e João Lopes Martins, este muito conhecido como médico e fazendeiro local. A inauguração foi em 1897, tendo como Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho. Em 7 de julho de 1898, o Arraial foi elevado à categoria de Freguesia, foi criada a Paróquia, e nomeado como primeiro pároco, o Pe. Miguel Guilherme. Em 5 de maio de 1903, atendendo aos anseios populares e em atenção ao requerimento eclesiástico do então pároco Pe. Francisco de Campos Barreto, a autoridade eclesiástica autoriza a mudança de denominação para Sant’Ana, padroeira da Matriz. Quando, em 1903, mudou a padroeira, Dom Barreto, que também foi o primeiro bispo de Campinas, era o Pároco da Paróquia.