• Sobre

Padroeiro : São Benedito

Pároco : Padre Henri Karam Amorim

• Horários de missas

Domingo - às 07h30 e às 10h00 * Comunidade Imaculada Conceição - Rua Saldanha da Gama, 210 - Jardim Santa Genebra Missas: Sábado, às 17h00 * Comunidade São Camilo - Rua Paschoal Notte, 71 - Parque Taquaral * Comunidade São Francisco de Assis - Rua dos Uapes, 26 - Vila Miguel Vicente Cury

• Atendimento da Secretaria

Segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30 - Sábado, das 08h00 às 12h00

• Atendimento do Padre

· Sexta feira das 14h00 às 17h00 / · Após as missas / · Para dias e horários especiais, agendar na Secretaria Paroquial

• Envie uma mensagem para Paróquia São Benedito – Vila Costa e Silva

Esta mensagem será enviada para beneditocsilva@arquidiocesecampinas.com

• Histórico

Na década de 70 nascia as chamadas vilas planejadas de Campinas: Vl. Costa e Silva e Vl. Miguel Vicente Cury. Composto em sua maioria por trabalhadores pobres. Aos poucos as famílias foram se agrupando ao redor da religiosidade popular que marca a vida dos fiéis: grupos de quarteirão, terço em famílias, celebrações, atividades recreativas,... A Comunidade nasceu com o nome de Comunidade Cristã da Vl. Costa e Silva. Tinha o reconhecimento do Arcebispo que atendeu o pedido da comunidade, naquele momento, ou seja, de não criar uma Paróquia, pois desejavam experimentar um modelo alternativo de vida eclesial. A animação e coordenação dos trabalhos pastorais estava sob o cuidado de uma equipe de padres que se revezavam no atendimento sacramental e direcionamento das atividades. De extrema importância foi a presença das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, que iniciando uma nova experiência na Congregação abriu uma casa no meio da Vl Costa e Silva, enviando para cá três religiosas. Aos poucos foi se percebendo a necessidade de formar uma comunidade para o Jd. Sta Genebra, bairro que nasceu por volta dos anos 75.  Com a instalação do Seminário de Filosofia, o reitor da época, Pe. Álvaro Ambiel, ajuda a formar o primeiro núcleo da comunidade que se reunia nas dependências do Seminário. Em l982, com a construção da Capela que a princípio era para ser do Seminário, funda-se a Comunidade Imaculada Conceição. Em 1985 sob orientação das irmãs franciscanas, a Vl. Miguel Vicente Cury ganha sua comunidade. Não tendo um local para a construção da Capela, as famílias se encontram nas casas e locais públicos (Sede Comunitária e Escola do bairro), até os dias de hoje. A Comunidade Cristã presente no Pq. Taquaral sempre esteve ligada a Paróquia N. Sra. Auxiliadora – Colégio São José. Com a instalação da Comunidade Cristã da Vl. Costa e Silva passam a pertencer a este núcleo. Reúnem-se para a Eucaristia nas casas das famílias 02 vezes por mês. Em 1987 as comunidades perdem a presença das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, que muito contribuíram para a santificação do povo das Vilas Planejadas. Em 1988 a Comunidade reunida em assembléia escolhe como padroeiro São Benedito trocando, portanto, de nome. Neste mesmo ano é inaugurada a 1ª Capela do Santíssimo da São Benedito, com a presença de Dom Gilberto Pereira Lopes. Em 1989 chegam os Frades Capuchinhos que por pedido do Arcebispo, assumem os cuidados pastorais destas Comunidades: Vl. Costa e Silva, Sta. Genebra, Vl. Miguel Vicente Cury, Pq Taquaral. Em l992, os frades deixam Campinas. Em Maio de 1993 é designado para o cuidado pastoral destas comunidades Pe. Norberto Tortorelo Bonfim, recém ordenado presbítero diocesano, que com o apoio do Arcebispo e dos próprios irmãos das Comunidades tem conduzido as mesmas até hoje. Em Outubro de 1995, a Comunidade matriz, com uma programação intensa, celebrou os 25 anos de existência. Em 05 de Outubro de 1996 é instalada a Paróquia de São Benedito, por vontade do querido Dom Gilberto Pereira Lopes. Temos uma população estimada nos 04 bairros da ordem de 30 mil habitantes. Uma participação efetiva de fiéis nas celebrações dominicais por volta de 1.200 pessoas.