• Dom Ercílio Turco

Bispo de Limeira, SPBispo de Osasco, SP

Nasceu em Campinas no dia 13 de março de 1938, filho de Francisco Turco e Ignez Canossa Turco. Fez seus estudos primário e ginasial em Campinas; cursou o Seminário Menor em Sorocaba e, em 1955, ao inaugurar o Seminário Menor da Imaculada, esteve matriculado na 5ª e 6ª séries. Fez os estudos filosóficos e teológicos no Seminário Central da Imaculada Conceição do Ipiranga, São Paulo, entre os anos de 1957 e 1963. Foi ordenado sacerdote em 01 de dezembro de 1963, na Catedral de Campinas, por Dom Paulo de Tarso Campos numa turma inédita de 10 Sacerdotes. Fez a revalidação do seu curso de Filosofia em Mogi das Cruzes (licenciatura) em 18 de dezembro de 1970. Exerceu as funções de Coadjutor das Paróquias Nossa Senhora de Carmo e Nossa Senhora de Fátima, de Campinas. Foi Pároco das Paróquias Sagrado Coração de Maria (1964-1971), Campinas; São Sebastião, Valinhos (1971-1980); Nossa Senhora do Rosário, Hortolândia; e Santa Isabel, Barão Geraldo. Exerceu, simultaneamente, o cargo de Reitor do Seminário de Teologia da Arquidiocese (1980-1985); em 1985 foi Administrador paroquial de São José, em Mogi Mirim. Foi Capelão da Santa Casa de Campinas (1964-1970); Capelão do Hospital de Clínicas da Unicamp, por aproximadamente dois anos, durante o paroquiato em Santa Isabel de Barão Geraldo. Foi nomeado para a Diocese de Limeira no dia 18 de novembro de 1989, recebendo a Ordenação Episcopal na Matriz de São José, em Mogi Mirim, no dia 04 de fevereiro de 1990. Assumiu a Diocese no dia 08 de fevereiro de 1990, nela permanecendo até sua nomeação para a Diocese de Osasco, SP, em 2002. Como Bispo, Dom Ercílio é membro da Comissão Representativa do Regional Sul 1; responsável pelas CEBs no Regional Sul 1; membro da Comissão de Acompanhamento dos Formadores e Seminários do Regional Sul 1; Membro do Conselho Fiscal Regional Sul 1 e Responsável pela Pastoral da Educação no Sul 1. Seu lema episcopal é “Evangelium Dei Evangelizare” – Anunciar o Evangelho de Deus.

Veja mais em Bispos do Clero