• Dom Octávio Augusto Chagas de Miranda †

Bispo de Pouso Alegre, MG

Dom Octávio Augsuto Chagas de Miranda nasceu em Campinas, no dia 10 de agosto de 1881, filho de Francisco das Chagas Miranda e de Cândida Maria Theodora. Seus pais, embora pobres, se esforçaram na educação dos filhos, principalmente com o exemplo e a palavra. Foi, como Seminarista, Secretário Particular de Dom João Batista Corrêa Nery, na Diocese de Vitória, ES. Com a transferência de Dom Nery para Pouso Alegre, Dom Otávio o acompanhou, já tendo encerrado seus estudos teológicos. Foi ordenado Presbítero no dia 20 de dezembro de 1903, exercendo os cargos de Secretário Particular, Secretário do Bispado, Professor de Literatura, Diretor do Mensageiro Ecclesiástico e da Semana Religiosa, Diretor da Colônia Francisco Salles e de Ecônomo do Gymnasio Diocesano. Dom Otávio acompanhou Dom Nery, também, quando da sua transferência para Campinas, tendo ocupado vários trabalhos. Foi o fundador e primeiro redator do semanário “O Mensageiro”, que começou a circular no dia 13 de junho de 1909, levando informações da Arquidiocese de Campinas até nossos dias, com o nome de “A Tribuna”. Foi ordenado Bispo de Pouso Alegre, MG, no dia 04 de junho de 1916, por Dom João Batista Corrêa Nery, sendo co-sagrantes Dom Antônio Augusto de Assis e Dom Francisco de Campos Barreto. Seu lema episcopal é Qui ambulat simpliciter, ambulat confidenter – quem anda com simplicidade anda com confiança. Faleceu no dia 29 de outubro de 1959, estando seus restos mortais na Catedral de Pouso Alegre, MG.

Veja mais em Bispos do Clero