• Dom Octávio Augusto Chagas de Miranda †

Bispo de Pouso Alegre, MG

Dom Octávio Augsuto Chagas de Miranda nasceu em Campinas, no dia 10 de agosto de 1881, filho de Francisco das Chagas Miranda e de Cândida Maria Theodora.Seus pais, embora pobres, se esforçaram na educação dos filhos, principalmente com o exemplo e a palavra. Foi, como Seminarista, Secretário Particular de Dom João Batista Corrêa Nery, na Diocese de Vitória, ES. Com a transferência de Dom Nery para Pouso Alegre, Dom Otávio o acompanhou, já tendo encerrado seus estudos teológicos.Foi ordenado Presbítero no dia 20 de dezembro de 1903, exercendo os cargos de Secretário Particular, Secretário do Bispado, Professor de Literatura, Diretor do Mensageiro Ecclesiástico e da Semana Religiosa, Diretor da Colônia Francisco Salles e de Ecônomo do Gymnasio Diocesano.Dom Otávio acompanhou Dom Nery, também, quando da sua transferência para Campinas, tendo ocupado vários trabalhos.Foi o fundador e primeiro redator do semanário “O Mensageiro”, que começou a circular no dia 13 de junho de 1909, levando informações da Arquidiocese de Campinas até nossos dias, com o nome de “A Tribuna”.Foi ordenado Bispo de Pouso Alegre, MG, no dia 04 de junho de 1916, por Dom João Batista Corrêa Nery, sendo co-sagrantes Dom Antônio Augusto de Assis e Dom Francisco de Campos Barreto. Seu lema episcopal é Qui ambulat simpliciter, ambulat confidenter – quem anda com simplicidade anda com confiança.Faleceu no dia 29 de outubro de 1959, estando seus restos mortais na Catedral de Pouso Alegre, MG.
  • Informações

Veja mais em Bispos do Clero