• Dom Tomás Vaquero †

Bispo de São João da Boa Vista, SP

Nasceu em Pirassununga, no dia 26 de março de 1914. Filho do Pedro Vaquero e de Teresa Seis Dedos Vaquero. Realizou seus estudos primários no Grupo Escolar Coronel Franco e no Grupo Escolar anexo à Escola Normal de Pirassununga, em 1929. Em Campinas cursou o Ginásio no Seminário Menor e no Ginásio Santa Maria, Colégio Diocesano, de 1939 a 1934. Cursou Filosofia no Seminário Central da “Imaculada Conceição do Ipiranga”, entre 1935 e 1937, e o curso de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, de 1937 a 1941, recebendo os títulos de Bacharel e Licenciado em Teologia Dogmática. Foi ao mesmo tempo aluno da Pontifícia Academia Romana de Santo Tomás de Aquino, da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, com um biênio de Filosofia, e aluno do Pontifício Collegio Pio Brasileiro de Roma. Foi ordenado Presbítero no dia 12 de abril de 1941, em Roma, Itália. Ao voltar para o Brasil, foi Vigário Cooperador na Paróquia de Nossa Senhora da Penha, de Itapira, em fins de 1941. Tornou-se então professor no Seminário Central do Ipiranga, SP, lecionando no curso de Filosofia e exercendo cargos diversos, de 1942 a 1949. Lecionou ainda no Colégio Assunção de São Paulo, na Escola de Serviço Social, por diversos anos; professor de Liturgia do Curso Superior de Religiosas da Faculdade “Sedes Sapentiae”, de São Paulo, entre 1947 e 1949, e Diretor da Academia de Letras “Padre José de Anchieta”. Ainda foi Capelão das Irmãs Filhas de Maria Imaculada para o Serviço Doméstico, de São Paulo, de 1943 até 1949. De volta a Campinas, lecionou por vários anos na PUC-Campinas; foi Secretário e Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e do Curso de Biblioteconomia, de 1950 a 1959; professor das Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras, de Ciências Econômicas; Direito do Curso de Canto Orfeônico, da Escola de Serviço Social, da Escola de Enfermagem “Madre Teodoro Boyron”, no Curso Superior de Religião da Escola de Serviço Social e Assistente eclesiástico da Juventude Estudanti Católica (JEC) e Homens de Ação Católica (HAC), em Campinas, de 1943 a 1959. Foi colaborador e Redator Chefe de “A Tribuna”, na época revista semanal da Arquidiocese de Campinas. Foi também Vigário Ecônomo da Paróquia São José, de Mogi Mirim, e Vigário Forâneo, de 1960 a 1963. Foi nomeado pelo Papa João XXIII, no 02 de julho de 1963, Bispo da Diocese de São João da Boa Vista, SP. Foi ordenado no dia 15 de agosto de 1963, por Dom Paulo de Tarso Campos, sendo co-sagrantes, o Cardeal Agnelo Rossi e Dom José Varani. Foi acadêmico do Grêmio “Santa Teresinha”, do Seminário Diocesano de Campinas, da Academia “José de Anchieta”, do curso de Filosofia do Seminário Central da Imaculada Conceição do Ipiranga e da Academia de Letras Beato Inácio de Azevedo, do Pontifício Collegio Pio Brasileiro de Roma. Fez curso especializado na Ação Católica na cidade de Rosário, Argentina, em 1946, com Dom Antônio Caggiano, Cardeal-Bispo da cidade de Rosário, e participou como Padre Conciliar do Concílio Ecumênico Vaticano II, nas três últimas sessões do Concílio, de 1963 a 1965, tendo votado todos os 16 documentos. Recebeu títulos Honoríficos, tais como, Cônego Honorário e Catedrático do Cabido Metropolitano da Arquidiocese de Campinas, Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Campinas, cidadão honorário das cidades de Mogi Mirim, São João da Boa Vista, Casa Branca, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, Mococa, Águas da Prata, Espírito Santo do Pinhal, Vargem Grande do Sul. Publicou artigos nos jornais “A Tribuna” de Campinas, “A cidade de São João” e “O município”, de São João da Boa Vista, um artigo sobre “Liturgia” na Revista eclesiástica do clero de Petrópolis e escreveu a parte histórica da revista “Poliantéia” dedicada ao cinqüentenário da Diocese de Campinas, de 1908 a 1958, e a Carta Pastoral de Saudação aos Diocesanos de São João da Boa Vista, em 1963, por ocasião do seu Bispado. Faleceu em São João da Boa Vista no dia 02 de agosto de 1992.

Veja mais em Bispos do Clero