• Dom Roberto Pinarello de Almeida †

Bispo Auxiliar de Jundiaí, SPBispo de Jundiaí, SP

Nasceu em Amparo, no dia 11 de dezembro de 1927. Foram seus pais Sebastião Rodrigues Almeida e Olga Pinarello Almeida. Realizou seus estudos primários no Colégio São Benedito e G.E. Rangel Pestana, em sua cidade natal, e os estudos secundários no Colégio Diocesano Santa Maria Seminário Menor, em Campinas, SP. Em 1945 seguiu para Roma onde cursou o Pontifício Colégio Pio Brasileiro e licenciou-se em Filosofia Pura e Teologia Dogmática, na Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi ordenado Presbítero no dia 29 de junho de 1952, em Roma. De regresso ao Brasil, fez o Curso de Láurea em Teologia, na Faculdade Teológica Nossa Senhora da Assunção, PUC-SP. Novamente no exterior, desta vez em Houston, Texas, nos Estados Unidos, realizou o curso de Administração Universitária, estágios em minas de Carvão, em Charleroy, Bélgica e estágio de Administração Universitária, em Monterey, México. Foi professor nas Faculdades de Filosofia, de Odontologia, de Ciências Econômicas e Contábeis e de Direito, e primeiro Diretor do Colégio de Aplicação “Pio XII”. Quando a Universidade Católica foi elevada à Pontifícia Universidade, tornou-se o seu Vice-Reitor Acadêmico e, posteriormente, Vice-Reitor Administrativo, entre 1970 e 1980. Foi nessa época que participou em diversos Congressos Internacionais representando a PUC-Campinas em qualidade de Vice-Reitor. Exerceu também o Magistério como professor na Faculdade “Cásper Líbero”, SP, no Seminário Menor e na Escola Técnica de Comércio São Luiz, de Campinas, além de ter sido Vice-Diretor do Colégio Diocesano “Santa Maria”, desta cidade. Sua ação religiosa e pastoral foi muito rica como Assistente Diocesano da Juventude Operária (JOC), da Federação e Congregações Marianas, Assistente Espiritual da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, de Campinas, Assistente Eclesiástico das Juventude Estudantil (JEC) e Juventude Universitária (JUC), de São Paulo, Diretor Espiritual dos dirigentes do Cursilhos de Cristandade, em Campinas, e Assistente Eclesiástico das Equipes de Nossa Senhora, em São Paulo e Campinas. Entre outras designações, Dom Roberto Pinarello Almeida foi Membro do Cabido Metropolitano da Arquidiocese de Campinas, Promotor e Juiz do Tribunal Eclesiástico de Campinas, Membro do Conselho Universitário da PUC-Campinas, Membro do Rotary Club Centro de Campinas e aluno da Faculdade de Direito da PUC-Campinas. Publicou as seguintes obras: Deontologia do Aborto, Nas pegadas de Cristo, Sobre a Natureza do belo Ontológico (Tese de Filosofia) e O valor da Teologia Positiva (sua Tese de Teologia). Foi eleito Bispo de Ilhéus, na Bahia, no dia 18 de abril de 1970, da qual não pode tomar posse, por motivos de saúde. Em 24 de julho de 1971, o Papa Paulo VI nomeou-o Bispo Auxiliar de Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Bispo Diocesano de Jundiaí e, posteriormente, seu Bispo Coadjutor. Em 1982 tornou-se o segundo Bispo Diocesano dessa Diocese. Em 1996, renunciou ao governo da Diocese, tornando-se Bispo Emérito. Faleceu em Roma, no dia 28 de junho de 2002, quando preparava a comemoração de sua Bodas de Ouro Sacerdotal, vindo seu corpo para ser velado na Catedral de Jundiaí, onde foi sepultado.

Veja mais em Bispos do Clero