• Monsenhor Roberto Lourenço Fransolin

Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo (Campinas)

Monsenhor Roberto Lourenço Fransolin nasceu no dia 19 de março de 1955, na cidade de Londrina, PR, filho de João Fransolin e Oraide Lourenço Fransolin ( in memoriam). Tem mais quatro irmãos e três irmãs.

Cursou o ensino Médio no Seminário Xaveriano das Missões, em Jaguapitã, PR, de 1969 a 1971; o Colegial no Colégio Marista, em Londrina, PR, de 1972 a 1974; Filosofia na Pontifícia Universidade Católica, em Curitiba, PR, 1979; Teologia no Studium Theologicum – Claretianos, em Curitiba, PR, 1983. Fez mestrado em Teologia Dogmática com concentração em Missiologia Faculdade Assunção do Ipiranga FAI –São Paulo 1988-1989. Fez o Curso “Pastoral Couciling and Spirituality”, em 1990, na South Orange University, NJ, USA. Foi Ordenado Diácono no dia 20 de março de 1983, na Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Curitiba, PR, por Dom Albano Bortoletto Cavallin. A Ordenação Presbiteral foi no dia 03 de setembro de 1983, na Paróquia Santo Antônio, em Cambé, PR, por Dom Geraldo Majella Agnelo. Foi nomeado, no dia 15 de dezembro de 1983, como Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Rosolen, em Campinas, administrada pelos Padres Xaverianos, e Vice-Reitor do Seminário de Teologia. No período de janeiro de 1985 a janeiro de 1987 foi Reitor de Filosofia, Administrador e Promotor Vocacional dos Missionários Xaverianos e Pároco a Paróquia São José Operário, em Curitiba, PR. No período de setembro a dezembro de 1991 foi Vice-Reitor de Teologia e Ecônomo da Comunidade Internacional dos Xaverianos, em Chicago, USA. Fez uma experiência missionária, por um ano, em Serra Leoa, na África, como Vigário Paroquial em Freetown- capital daquele país, Retornou ao Brasil e foi nomeado em 1º de junho de 1993 como Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Rosolen, em Campinas. Permaneceu em Campinas até 1998, quando foi para São Paulo como Vice-Provincial e, depois, Provincial da Congregação dos Padres Xaverianos. No ano 200 fez o Curso de Atualização na Itália. Em 2001, foi representante do Brasil no Capítulo Geral dos Xaverianos, em Guadalajara, México, por um período de três meses. De 2001 a 2003 foi Pároco da Paróquia Bom Pastor, em Curitiba, PR. Em virtude de haver exercido o maior tempo do ministério presbiteral na Arquidiocese de Campinas e ter estabelecido vínculos fortes de amizade com o clero, solicitou a Dom Gilberto Pereira Lopes autorização para um período de experiência. Foi nomeado, então, em 26 de fevereiro de 2004, como Administrador Paroquial da Paróquia Sant’Ana, em Sousas. Foi vigário Forânio da Forania Nossa Sra. Aparecida por um triênio. No dia 24 de janeiro de 2007 foi nomeado por Dom Bruno Gamberini como Assessor Episcopal para o Diaconato Permanente da Arquidiocese de Campinas. Recebeu, em 29 de março de 2007, o Decreto de Incardinação na Arquidiocese de Campinas, da Congregação dos Missionários Xaverianos. Foi Coordenador da Região Pastoral Campinas no período de 2009 a 2011. Recebeu o Título de Cidadão Campineiro, na Paróquia Sant’Ana, em Sousas, no dia 21 de maio de 2010. No dia 1º de setembro de 2010 foi nomeado Ecônomo e Procurador Geral da Arquidiocese de Campinas e, em 05 de janeiro de 2010, como Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Campinas, cargos que exerce atá hoje. É, também, membro Colégio dos Consultores. No dia 16 de dezembro 2019 foi nomeado vigário forâneo da Forania Santa Terezinha do Menino Jesus, Barão Geraldo e Paulínia.

Veja mais em Padres Diocesanos