Comissão de Pastoral da Saúde

Informações:
Telefone: (19) 3227.0466
E-mail: elpidio.mariahelena@hotmail.com

Capelão Mór dos Hospitais:
= Dom Gilberto Pereira Lopes

Capelães nos Hospitais de Campinas:
= Casa de Saúde de Campinas – Pe. José de Souza Primo, CSS
= Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher – CAISM – Pe. Norberto Tortorelo Bonfim
= Centro Infantil Boldrini – Pe. Luiz Carlos de Araújo e Mons. Roberto Fransolin
= Centro Médico de Campinas – Mons. Roberto Fransolin e Pe. Luiz Carlos de Araújo
= Hospital Beneficência Portuguesa – Pe. Nilo Cavalcante de Oliveira Junior
= Hospital Centro do Coração – Pe. Air José de Mendonça, MSC
= Hospital de Clínicas da UNICAMP – Pe. Norberto Tortorelo Bonfim
= Hospital do Coração de Campinas – Côn. Jeronymo Antonio Furian
= Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas – Côn. Antônio Teixeira Filho
= Hospital e Maternidade Madre Theodora – Pe. Arnaldo Félix Pereira, CRS
= Hospital e Maternidade Santa Tereza – Côn. Jeronymo Antonio Furian
= Hospital Irmãos Penteado – Côn. Jeronymo Antonio Furian
= Hospital Mário Gatti – Pe. Idalírio de Oliveira Olini
= Hospital Metropolitano – Pe. Air José de Mendonça, MSC
= Hospital Ouro Verde – Pe. Odair Costa Nogueira e Pe. Valter Del’Acqua
= Hospital Renascença – Pe. Thiago Ruiz Bernardo
= Hospital Samaritano – Pe. Fábio Teixeira dos Santos, OSA
= Hospital Vera Cruz – Pe. Nilo Cavalcante de Oliveira Junior
= Instituto Penido Burnier – Pe. Nilo Cavalcante de Oliveira Junior
= Maternidade de Campinas – Pe. Thiago Ruiz Bernardo
= Santa Casa de Misericórdia- Côn. Jeronymo Antonio Furian

Capelão no Hospital de Elias Fausto:
= Hospital Municipal Oswaldo Pimentel de Carvalho – Pe. Thiago Luziano Leite

Capelão nos Hospitais de Hortolândia:
= Hospital Mário Covas – Pe. Nelson Ferreira de Campos
= Hospital Samaritano – Pe. Nelson Ferreira de Campos

Capelães nos Hospitais de Indaiatuba:
= Hospital Augusto Oliveira Camargo – Pe. Paulo Roberto Emiliano
= Hospital Santa Ignes – Pe. Francisco de Paula Cabral Vasconcellos

Capelão no Hospital de Monte Mor:
= Hospital Sagrado Coração de Jesus – Pe. Leandro Vaz da Costa

Capelão nos Hospitais de Paulínia:
= Hospital Municipal – Pe. Paulo César Gonçalves Ferreira
= Hospital Samaritano – Pe. Paulo César Gonçalves Ferreira

Capelão nos Hospitais de Sumaré:
= Hospital Estadual – Pe. Claudiney Ferreira de Almeida
= Hospital Madre Theodora – Pe. Claudiney Ferreira de Almeida

Capelães nos Hospitais de Valinhos:
= Hospital Galileu – Pe. Luís Augusto Ramos Vieira
= Santa Casa – Pe. Dalmírio Djalma do Amaral

Capelão no Hospital de Vinhedo:
= Santa Casa – Dom Paulo Sérgio Panza, OSB

A Pastoral da Saúde é, desde 1985 e por vontade expressa do Santo Padre o Papa João Paulo II, uma das formas de pastoral especializada. De facto a 11 de Fevereiro de 1985, pelo Motu Proprio “Dolentium Hominum” o Santo Padre instituiu a Comissão Pontifícia para o Apostolado dos Profissionais da Saúde, anos depois convertida em Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde.

A 13 de Maio de 1981, ocorreu na Praça de São Pedro o atentado contra o Papa Karol Wojtyla que estava a ser muito incómodo para muitos dos senhores do mundo. Daí, até a um atentado para lhe dar a morte foi um passo. Recolhido de imediato na Clínica Gemelli, ali permaneceu alguns meses até à sua plena recuperação. Foi um tempo de reflexão e de oração.

Quando o Papa deixou a clínica, quis oferecer ao mundo um documento notável sobre o sofrimento humano, a Encíclica Salvifici Doloris. Assinada a 11 de Fevereiro de 1984, constitui a carta magna de uma pastoral diferente. Se é certo que “o sofrimento humano suscita compaixão, inspira também respeito e, a seu modo, intimida” diz o Papa. É por isso que se torna urgente reflectir sobre o mundo do sofrimento e encontrar os caminhos para superá-lo e descobrir para ele um sentido mais profundo.

“A medicina, enquanto ciência e, conjuntamente como arte de curar, revela no vasto terreno dos sofrimentos do homem o seu sector mais conhecido”. E o Papa continua falando da importância da terapia que permite vencer alguns dos problemas humanos. Para além do sofrimento físico, é indispensável acompanhar o ser humano no seu todo, para este poder vencer os sofrimentos psicológicos, morais, sociais e até espirituais. O que está em questão é a saúde integral de cada pessoa. Talvez por isso, nesta carta encíclica comece a desenhar-se o que um ano mais tarde o Papa vai chamar “Pastoral da Saúde”.

Se a Pastoral é a acção organizada da Igreja, através da qual se torna presente, aqui e agora a acção salvífica de Cristo, então em Jesus Cristo todo o sofrimento é vencido pelo amor, e esta acção salvífica de Deus opera-se pelo dar mais saúde a cada pessoa na circunstância concreta em que está a viver.

A encíclica termina com uma interpretação maravilhosa da parábola do Bom Samaritano em que este estrangeiro faz tudo para dar saúde e mais qualidade de vida ao homem caído na estrada de Jericó .

Curiosamente, nos últimos discursos do Papa sobre a Pastoral da Saúde, este insiste muito em que os Profissionais de Saúde (médicos, enfermeiros, voluntários e outros) se devem tornar “bons samaritanos” na generosidade com que assistem e acompanham todos os que deles necessitam .