• Padre Rafael Coradini Machado

Pároco da Paróquia Santa Clara, em Sumaré, Promotor Vocacional da Arquidiocese de Campinas, e Membro da Comissão de Promoção Vocacional

Filho único de João Bosco Lopes Machado e Célia Caldeira Coradini Lopes Machado, Rafael Coradini Machado nasceu dia 14 de agosto de 1989 na cidade de Campinas, mas sempre morou na cidade de Sumaré. Recebeu o Batismo no dia 21 de janeiro de 1990 na Paróquia Sant’Ana de Sumaré, pelo saudoso Padre Mansur Rodrigues Mansur. Sua família sempre foi atuante na vida da comunidade paroquial e foi nessa experiência eclesial que Rafael foi descobrindo a sua vocação, falando desde criança do seu desejo de ser padre. Realizou todos os estudos (fundamental e médio) no Colégio Net Work, de 1996 a 2006. E, de 2007 a 2010, estudou na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde se formou em Ciências Econômicas. Trabalhou no ano de 2007 na empresa Villares Metals como aprendiz do Senai. De 2008 a 2012 trabalhou numa empresa de câmbio, chamada Cotação, se tornando gerente de 5 filiais do interior de São Paulo (Campinas, Indaiatuba e Sorocaba). Durante todo esse período participava ativamente nas pastorais da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Sumaré, desmembrada da Paróquia Sant’Ana em 1998. Seus serviços pastorais com a Juventude, Liturgia e Catequese sempre o motivaram a se entregar cada vez mais ao serviço de Deus e da Igreja. Com o incentivo de seu Pároco na época, Padre Carlos Donizeti da Silva, e do Padre Luan Flávio de Oliveira, na época seminarista, realizou os encontros vocacionais no ano de 2012 com o Mons. José Eduardo Meschiatti, ingressando em 2013 no Seminário Propedêutico, tendo como formador o padre Marcelo de Oliveira. No ano de 2014 ingressou no Seminário Maior da Arquidiocese de Campinas, tendo como Reitor o padre Antônio Douglas de Moraes, e foi admitido como candidato às ordens sacras por Dom Airton José dos Santos em 9 de junho do mesmo ano. De 2014 a 2016 cursou a licenciatura em Filosofia e de 2017 a 2020 cursou o bacharelado em Teologia, ambos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Durante o período de formação realizou estágio pastoral nas Paróquias: São Sebastião, de Valinhos, com o padre Dalmírio Djalma do Amaral (2014 e 2015); Santa Paulina, de Campinas, com o padre Dom Filipe de Almeida (2016 e 2017); Santo Expedito, de Campinas, com padre Valter Del’Acqua (2018 e 2019); Santa Rita de Cássia, de Indaiatuba, com o padre Rogério Carvalho de Almeida (2020). No final de 2020 foi aprovado pelo Conselho de Formadores para a Etapa de Síntese e enviado por Dom João Inácio Müller para realizar seus trabalhos pastorais no ano de 2021 na Paróquia São João Paulo II, em Hortolândia, com o padre Nelson Ferreira de Campos. Em 02 de outubro de 2021, foi ordenado diácono por Dom João Inácio Müller, tendo como lema: “ ...para que toda a humanidade se abra à esperança de um mundo novo!” (Oração Eucarística VI-D) Foi ordenado presbítero no dia 21 de abril de 2022, na comunidade São João Paulo II (Jd. Campo Bonito), da paróquia Santo Antônio de Indaiatuba, por Dom João Inácio Müller. No mesmo dia da ordenação presbiteral foi nomeado vigário paroquial da paróquia Santo Antônio, em Indaiatuba.