• Padre Francisco de Assis Júnior

Pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus (Campinas) e Reitor da Casa do Padre

O Pe. Francisco de Assis Júnior nasceu no dia 1º de janeiro 1968, na cidade de Monteiro, no estado da Paraíba, filho de Francisco de Assis Andrade e Maria Pereira de Andrade. Fez toda a sua formação estudantil inicial entre a cidade de Camalaú e Monteiro. Em 1987 morou em Juiz de Fora, MG, numa comunidade vocacional dos Padres Redentoristas, pois desde os 10 anos de idade conviveu com esta congregação, cujos padres atuavam na região. Concluiu o ensino médio na cidade de Campina Grande, PB para onde retornou após a experiência com os Redentoristas. Ingressou na Faculdade de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, onde concluiu a Licenciatura e Nossam Psicologia e, mais tarde, já no Seminário Imaculada Conceição, da Arquidiocese da Paraíba, faria também a Formação de Psicólogo (em Psicologia Clínica). Durante o curso de Psicologia, trabalhou em três colégios de Campina Grande, como professor de Formação Religiosa. Foi acolhido na Arquidiocese da Paraíba, em João Pessoa, por Dom José Maria Pires e lá realizou toda a sua formação. Foi ordenado no dia 10 de maio de 2002, na sua cidade natal, no Colégio das Irmãs Lourdinas, por Dom Marcelo Carvalheira. Seu lema de ordenação foi: “Padre, sinal do amor de Deus, instrumento de sua paz”. No ano de 2005 veio para Campinas para fazer um mestrado em Psicologia, concluído em 2009. Desenvolveu um estudo sobre “O desenvolvimento da Capacidade de ter Fé”. Em Campinas atuou nas Paróquias Santo Cura D’Ars, Santa Cruz, Sant’Ana de Sumaré e São José Operário. Foi Capelão das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena. No dia 10 de novembro de 2017 foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Campinas, sendo apresentado à Comunidade Paroquial no dia 02 de dezembro do mesmo ano, em solene Concelebração Eucarística presidida por Dom Airton José dos Santos. No dia de 12 de dezembro de 2019, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, foi Incardinado na Arquidiocese de Campinas. No dia 16 de dezembro 2019 foi nomeado vigário forâneo da Forania Nossa Senhora de Fátima em Campinas. Em 05 de janeiro de 2023 foi nomeado como Vigario paroquial no Santuário/Paróquia Santa Rita de Cássia no bairro Nova Campinas em Campinas.

Veja mais em Padres Diocesanos