• Padre Thiago Ruiz Bernardo

Pároco da Paróquia Santa Izabel, Rainha de Potyugal (Barão Geraldo-Campinas) Defensor do Vínculo do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Campinas.

Nasceu na cidade de Itapuí - SP, no dia 03 de junho de 1983, filho de Luiz Carlos Bernardo e Magali Ruiz. Foi agraciado com a presença amiga e companheira de Fernando César Ruiz, quem assumiu a importante identidade paterna em sua vida. No dia 31 de julho de 1983, recebeu o Santo Batismo, na Paróquia de Santo Antônio de Itapuí. Cursou os Ensinos Básico e Fundamental, na “E.E. Manoel Rodrigues Ferreira”. e o Ensino Médio, na “E.E. Senador Vicente Prado”, em Itapuí. Concluiu o Curso Técnico Profissionalizante em Mecânica Geral Industrial, pelo “SENAI – João Martins Coube”, em Bauru – SP, no ano de 2000.  Ingressou, no dia 11 de fevereiro de 2001, no Seminário Propedêutico Nossa Senhora do Patrocínio, na cidade de Jaú - SP. Nos anos de 2002 a 2004, cursou Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos e Teologia nos anos de 2005 e primeiro semestre de 2006, na PUC-Campinas, pela Diocese de São Carlos. No dia 1º de junho de 2006, transferiu-se para a Arquidiocese de Campinas, onde deu continuidade aos seus estudos de Teologia, na PUC-Campinas, até o final de 2008. Neste período, foi eleito por duas vezes, Presidente do “Diretório Acadêmico João XXIII”, da Faculdade de Teologia e Ciências Religiosas, da PUC-Campinas. No tempo de seminário, desempenhou o Estágio Pastoral: em Jaú, na Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, no ano de 2001; na cidade de São Carlos, nas Paróquias de Santo Antônio, em 2002; Santa Luzia, em 2003; e Capela de São Carlos Borromeu (Santuário de Adoração ao Santíssimo Sacramento), em 2004. No período em que cursou Teologia, exerceu seu estágio pastoral nas paróquias: Sagrada Família, em Araraquara, no ano de 2005; Sant’Ana e São Benedito, em Trabijú, no primeiro semestre de 2006; Sant’Ana, em Campinas, no segundo semestre do mesmo ano; São Cristóvão, em Valinhos, no ano de 2007; e Santo Antônio, em Indaiatuba, o ano de 2008. É devoto da Virgem Maria, sob a invocação de N. Sra. do Perpétuo Socorro, e de Santo Antônio de Pádua. Recebeu a Ordenação Diaconal, no dia 21 de dezembro de 2008, na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (Jd. Proença), em Campinas, pela imposição das mãos de Dom Bruno Gamberini (in memoria). Neste dia, foi nomeado como Auxiliar Paroquial da Paróquia Sagrada Família, em Campinas. Em 10 de julho de 2009, foi ordenado Presbítero, na Paróquia Basílica de Nossa Senhora do Carmo, pela imposição das mãos e prece consecratória de Dom Bruno Gamberini (in memoria). Neste mesmo dia, foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Sagrada Família, em Campinas. No dia 1º de setembro de 2010, foi nomeado Administrador Paroquial, da Paróquia Sagrada Família, em Campinas, onde permaneceu até dezembro de 2010. Diante da necessidade da Igreja, em 2011, foi enviado para cursar o mestrado em Direito Canônico, no “Instituto de Direito Canônico – Pe. Giuseppe Benito Pegoraro”, em São Paulo - SP, agregado à Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma. No dia 08 de fevereiro de 2011, foi nomeado Vigário Paroquial, da Paróquia de São Geraldo Magela, em Campinas. Neste período, cursou a validação civil, do Curso de Teologia, na “Faculdade Católica de Fortaleza – Seminário da Prainha”, em Fortaleza - CE. Foi Assessor Eclesiástico da Pastoral da Sobriedade, da Arquidiocese de Campinas. No mês de maio de 2013, foi nomeado Secretário Pessoal do Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Airton José dos Santos. Em em 25 de outubro de 2013 foi nomeado Vigário Paroquial da Basílica Nossa Senhora do Carmo e Reitor do Santuário do Santíssimo Sacramento (Campinas). Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo (Campinas). Nomeado para o Ofício de Vigário Forâneo da Forania Imaculada Conceição, em Campinas. Nomeado Pároco da Paróquia Santa Isabel (Barão Geraldo) Campinas.

Veja mais em Padres Diocesanos