• Padre Luís Augusto Ramos Vieira

Pároco da Paróquia São Pio X, Campinas. Assessor Eclesiástico da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso.

Nascido no dia 13 de Março de 1970, em Piraju, SP, filho de Wilson Ramos Vieira e Tereza Raimundo. Após o período dos estudos fundamentais, se transferiu para a capital paulista onde cursou Técnico em Administração de Empresas e trabalhou por 08 anos em Banco. Em 1994 formou-se em Letras com Licenciatura Plena em Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa. Aos 26 anos entrou para a Congregação dos Missionários Xaverianos, cursou Filosofia e Teologia na Itália na Faculdade de Filosofia e Teologia do Seminário Interdiocesano da Emília Romagna, afiliado à Faculdade de Teologia do Pontifício Santo Ateneu de Roma. Foi ordenado diácono em Parma, Itália, no dia 13 de Março de 2005 e presbítero no dia 12 de Novembro de 2005 em Piraju, SP pelo então Arcebispo Emérito de Botucatu, SP, Dom Antônio Maria Mucciolo. Em Janeiro de 2006 voltou à Europa, desta vez na Inglaterra para estudos da Língua Inglesa e preparação para a missão Ad Gentes. No início de 2008 partiu para a missão no Bangladesh, um dos países mais pobres do mundo. Ali estudou a língua e a cultura bengalesa, trabalhou como vigário paroquial num pequeno vilarejo de maioria hinduístas da província de Khulna e por 02 anos foi Ecônomo da Diocese de Khulna e capelão do convento das Missionárias da Caridade de Madre Teresa de Calcutá. No Final de 2011, retornou ao Brasil e foi acolhido na Arquidiocese de Campinas como colaborador na Paróquia São Paulo Apóstolo até janeiro de 2013 quando foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Campinas. Foi Incardinado na Arquidiocese de Campinas no dia 24 de abril de 2018. No dia 16 de dezembro 2019 foi nomeado vigário forâneo da Forania São Francisco de Assis em Campinas. No dia 22 de setembro foi nomeado, pelo arcebispo metropolitano, Dom João Inácio Müller, como Assessor Eclesiástico da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso.

Veja mais em Padres Diocesanos