• Padre Rogério Carvalho de Almeida

Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia (Indaiatuba) Membro do Conselho de Presbíteros Assessor Eclesiástico do Encontro de Casais com Cristo (ECC).

O padre Rogério Carvalho de Almeida nasceu no dia 12 de dezembro de 1982, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, no Distrito do Belém, na cidade de São Paulo, capital, filho de Marcelo Guimarães de Almeida e Marizônia Pereira de Carvalho (in memorian). Em 1989 mudou-se para cidade de São Sebastião, SP, onde em 2001 recebeu o Batismo, na Paróquia São Sebastião, e, em 2002, o Sacramento da Eucaristia. Já no ano de 2003 recebeu o Sacramento do Santo Crisma, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo. Tem uma irmã do segundo casamento de seu pai, que se chama Marcelly Novelli de Almeida. Na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em São Sebastião, foi catequista de adultos, secretário do conselho da comunidade e coordenador paroquial da pastoral das comunicações. Isso fez com que despertasse o desejo de servir à Igreja como padre. Ingressou no seminário diocesano São José de Anchieta, pertencente à Diocese de Caraguatatuba, onde, de 2007 a 2010, cursou o Propedêutico e a Filosofia, na Faculdade Dehoniana na cidade de Taubaté. No final do ano de 2010, pediu um tempo para discernir melhor o projeto de Deus para sua vida, saindo do seminário. Em 2011, foi contratado para trabalhar na cidade de Indaiatuba, em uma rede de supermercados. Conheceu a Paróquia Santa Rita de Cássia e seu Pároco, Pe. Francisco de Paula Cabral de Vasconcellos, que o acolheu na catequese e, neste período, sentiu novamente o desejo de retornar o acompanhamento vocacional em vista do sacerdócio ministerial. Em 2012, depois do acompanhamento vocacional pela Arquidiocese de Campinas, com o Pe. José Eduardo Meschiatti, foi convidado a fazer a experiência no seminário propedêutico São José e desenvolveu o estágio pastoral com os jovens e coroinhas na Paróquia Santa Teresa de Ávila, no Parque Industrial, em Campinas. Em 2013, ingressou no Seminário Maior Imaculada Conceição sob a orientação do Reitor, Pe. Antônio Douglas de Moraes. No período de 2013 a 2016, cursou a Faculdade de Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Entre os anos de 2013 a 2015, desenvolveu o estágio pastoral na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em Campinas, com o Côn. Jeronymo Antonio Furian, trabalhando com a catequese. Já entre os anos de 2015 a 2016, trabalhou com o Pe. Ronaldo Temoteo da Silva, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Sumaré, onde trabalhou com a catequese. Em 2016 foi para a Paróquia Sant’Ana, de Sumaré, com o Côn. Elisiário César Cabral e com o seu Vigário, Pe. Emerson Ginetti, onde animou a Comunidade Senhor Bom Jesus, no bairro da Taquara Branca, além do trabalho nas formações paroquiais, juventude e coroinhas. No ano de 2017, seguindo as orientações da equipe de formadores, no período para o discernimento para as ordenações, desenvolveu o estágio clínico pastoral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas com a Irmã Eleanor e com a assistência espiritual do Pe. José Alexandre Missio, e, também, com as crianças do CEPROMM (Centro de Promoção para Mundo Melhor), no Jardim Itatinga, com as Irmãs Ana Maria e Maria de Lurdes, no objetivo do desenvolvimento integral da formação ministerial. Foi ordenado Diácono no dia 30 de dezembro de 2017, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Campinas, pelas mãos de Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano. Exerceu o ministério diaconal na Paróquia Sant’Ana, em Sumaré. Foi ordenado presbítero pela prece ordenatória e imposição das mãos de D. João Inácio Müller, Arcebispo Metropolitano, no dia 28 de julho, na Paróquia Sant'Ana, de Sumaré, ocasião em que foi nomeado vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, de Monte Mor. No dia 29 de novembro de 2019 foi nomeado Pároco da Paróquia Santa Rita em Indaiatuba, por Dom João Inácio Müller. No dia 22 de setembro foi nomeado, pelo arcebispo metropolitano, Dom João Inácio Müller, como Assessor Eclesiástico do Encontro de Casais com Cristo (ECC).

Veja mais em Padres Diocesanos