• Padre Claudiney Ferreira de Almeida

Pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Sumaré) - Assessor da Pastoral de Surdos

O Pe. Claudiney Ferreira de Almeida nasceu na cidade de Ubiratã, Paraná, em 25 de abril de 1980, filho de Erzina Ferreira de Almeida e João de Almeida, ambos já falecidos. O casal teve seis filhos, sendo Claudiney o mais novo. Filho de agricultores, morou até 18 anos no sítio da família, quando, em 1999, começou com a família uma nova etapa de sua história na cidade de Indaiatuba, SP, dando continuidade à vida comunitária na Paróquia Santo Antônio e trabalhando na indústria. A vivência comunitária o fez perceber, sentir e responder ao chamado de Deus para ser padre.Em 2004 fez encontros vocacionais e no dia 03 de abril de 2005, domingo da Divina Misericórdia, ingressou no Seminário Propedêutico São José, na Arquidiocese de Campinas.Cursou Filosofia no período de 2005 a 2008 e Teologia de 2009 a 2012, ambos os cursos na PUC-Campinas. Nesse processo de formação exerceu estágio pastoral nas paróquias Santa Teresinha, em Sumaré; Santa Luzia, no Jardim Novo Campos Elíseos, em Campinas; Santa Isabel, em Barão Geraldo; e Santa Clara de Assis, em Sumaré.No início 2013, a pedido de Dom Airton José dos Santos, iniciou uma nova etapa na formação, chamada de Ano Pastoral, um tempo de discernimento e preparação para receber o Sacramento da Ordem, sendo acolhido na Paróquia Jesus Cristo Libertador, em Campinas. Neste período, também, exerceu estágio Clínico-Pastoral no Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas.Foi ordenado Diácono no dia 10 de agosto de 2013, na Catedral Metropolitana de Campinas, por Dom Airton José dos Santos. Foi transferido à Paróquia Divino Salvador, Bairro Cambuí, em Campinas em janeiro de 2014.No dia 26 de abril de 2014, foi ordenado Padre na Catedral Metropolitana de Campinas e nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Divino Salvador, em Campinas. Foi nomeado, também, Diretor Espiritual do Seminário Propedêutico, Membro da Equipe de Formadores e Assessor da Pastoral de Surdos.No dia 27 de maio de 2015 foi nomeado, por Dom Airton José dos Santos, como Pároco da Paróquia Santa Teresinha, em Sumaré. No final de 2016 foi delegado como Vigário Forâneo da Forania Cristo Rei para os anos de 2017, 2018 e 2019 e também Capelão do Hospital Estadual de Sumaré.Atualmente exerce as funções de Pároco da Paróquia Santa Teresinha de Sumaré, Diretor Espiritual do Seminário Propedêutico, Membro da Equipe de Formadores, Assessor da Pastoral de Surdos, Vigário Forâneo da Forania Cristo Rei e Capelão do Hospital Estadual da Unicamp, em Sumaré.
  • Informações

Veja mais em Padres Diocesanos