• Padre Jonas Duarte Christal

Pároco da Paróquia São Sebastião - Valinhos SP, Assessor Eclesiástico da Comissão de Educação e Ensino Religioso.

Padre Jonas Duarte Christal nasceu no dia 15 de setembro de 1973, em José Bonifácio, SP, filho de Alcides Pereira Christal e Maria Ivone da Silva Christal. Fez o ensino fundamental no patrimônio dos Machados, José Bonifácio, SP, e na EEPSG “Capitão Porfírio de Alcântara Pimentel” em Monte Aprazível, SP, de 1981 a 1988; o ensino médio na EEPGS “Professor José Felício Miziara” em São José do Rio Preto, SP, de 1989 a 1991. No início de 1994, ingressou no Seminário da Imaculada de Filosofia da Arquidiocese de Campinas, onde estudou de 1994 a 1996. Recebeu o bacharelado em Filosofia da PUC-Campinas em 1996. Em seguida, enviado pela Arquidiocese de Campinas, estudou teologia com os monges beneditinos de Saint Vincent Archabbey nos EUA, de 1997 a 2001; recebeu o Master of Arts pelo Saint Vincent Seminary, PA, EUA, em 2000 e o Master of Divinity, na mesma instituição, em 2001. Nos Estados Unidos, assessorou a Pastoral da Juventude da Diocese de Greensburg e também lecionou a disciplina “Teologia na América Latina” no Saint Vincent College. De volta ao Brasil, foi ordenado diácono na Catedral Metropolitana de Campinas no dia 27 de julho de 2001. Exerceu seu diaconato na paróquia Jesus Cristo Libertador, em Campinas, de 28 de agosto de 2001 até sua ordenação presbiteral. No dia 05 de outubro de 2001, Padre Jonas foi ordenado presbítero na Catedral Metropolitana de Campinas, por Dom Gilberto Pereira Lopes. No dia 16 de outubro de 2001 foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista, em Campinas, e, em 19 de novembro de 2002, Pároco da mesma Paróquia. Desde sua ordenação, Padre Jonas exerceu diversas funções na Arquidiocese de Campinas: Assessor da Pastoral da Juventude e do Pólo Missionário da Juventude (2003-2007); membro e secretário do Conselho de Presbíteros (2003-2005); professor do seminário Propedêutico (2005-2007); Vigário Forâneo da Forania Bom Pastor e membro da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral (2006-2007); e membro do Colégio dos Consultores (2004-2010). No final de 2007, a pedido de Dom Bruno Gamberini, retornou aos EUA para iniciar o doutorado em Sagrada Escritura. No início de 2008, começou seus estudos em línguas bíblicas no Saint Vincent Seminary, em Latrobe, Pensilvânia, e exerceu seu ministério sacerdotal na Diocese de Greensburg. Em julho de 2008 foi aceito na Catholic University of America, em Washington DC, exercendo seu ministério na paróquia Saint John the Baptist na Arquidiocese de Washington. Na Catholic University continuou seus estudos nas línguas bíblicas. Em agosto de 2009 iniciou o doutorado (Sacred Theology Doctorate, S.T.D.) em Sagrada Escritura no Boston College e já obteve, em 2011, a Licença em Teologia Sagrada (S.T.L.) com a dissertação “Disciples and Discipleship in the Gospel of Mark - a study of Mark 10:23-31 in relation to the concept of discipleship in the Markan narrative” (Discípulos e Discipulado no Evangelho de Marcos - Estudo de Marcos 10,23-31 e sua relação com o conceito de discipulado na narrativa de Marcos). Na Arquidiocese de Boston, Padre Jonas é responsável pela comunidade brasileira da Paróquia Holy Family em Lowell, MA. No dia 22 de setembro foi nomeado, pelo arcebispo metropolitano, Dom João Inácio Müller, como Assessor Eclesiástico da Comissão de Educação e Ensino Religioso.

Veja mais em Padres Diocesanos