• Padre Fábio Fernandes dos Santos e Silva

Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em Monte Mor - Promotor Vocacional da Arquidiocesano - Coordenador da Comissão de Pastoral Vocacional Arquidiocesana

O  Pe. Fábio Fernandes dos Santos e Silva nasceu em Campinas, no dia 08 de setembro de 1988. Foi batizado no dia 09 de outubro de 1988 na Catedral Senhor Bom Jesus da Cidade de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, cidade natal de seus familiares e de seus pais. Fez seus estudos regulares e concluindo o ensino médio iniciou a faculdade de Direito, trancando a matrícula na metade do curso para ingressar no Seminário. Sua vida eclesial sempre se deu na Paróquia de Santo Cura d’Ars, comunidade paroquial em que cresceu na fé e completou os Sacramentos da Iniciação Cristã (Eucaristia e Crisma). Foi encaminhado pelo Pe. Geraldo Corrêa e pela Paróquia de Santo Cura d’Ars ao Pe. José Eduardo Meschiatti, promotor vocacional e formador do Instituto Vocacional Propedêutico da época e, durante os anos de 2008-2009, participou dos encontros vocacionais. Entrou no Seminário Propedêutico São José no ano de 2009. No ano seguinte, 2010, ingressou no Seminário Maior Imaculada Conceição e iniciou a formação do curso de Licenciatura em Filosofia pela PUC-Campinas, concluindo em 2012. Iniciou a formação de bacharelado em Teologia em 2013, concluindo em 2016, também pela PUC-Campinas. Ao concluir a teologia iniciou o ano pastoral, ano de discernimento para as ordenações, na Paróquia São Marcos, O Evangelista, em Campinas. Desenvolveu o estágio clínico-pastoral no Hospital da PUC-Campinas e, prestou auxílio ao CEPROMM, em Campinas, com as irmãs do Bom Pastor. Foi ordenado Diácono no dia 30 de dezembro de 2017, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Campinas, pelas mãos de Dom Airton José dos Santos, então Arcebispo Metropolitano e nomeado para exercer o ministério diaconal na Paróquia São Marcos, O Evangelista, em Campinas. Exerceu o ministério diaconal na Paróquia Santa Clara, em Sumaré, desde agosto de 2018, por designação do então Administrador Diocesano, Mons. José Eduardo Meschiatti, até sua ordenação presbiteral. Foi membro da comissão arquidiocesana bíblico-catequética, onde atuou como coordenador. Foi ordenado presbítero no dia 28 de julho, na Paróquia Sant'Ana, de Sumaré, pela prece ordenatória e imposição da mãos de D. João Inácio Müller, Arcebispo Metropolitano, e nomeado, na ocasião, administrador paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, de Monte Mor. Em 25 de janeiro de 2020 tomou posse como Pároco da mesma paróquia. No dia 16 de dezembro 2019 foi nomeado vigário forâneo da Forania Nossa Senhora do Patrocínio (Hortolândia e Monte Mor). Foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em Monte Mor, e tomou posse no dia 03 de agosto de 2021. Atualmente é pároco e vigário forâneo. No dia 17 de novembro 2020 foi nomeado Assessor Eclesiástico de Imprensa da Arquidiocese de Campinas. Função que exerceu até o final de 2022, quando foi nomeado coordenador da pastoral vocacional da Arquidiocese de Campinas e promotor vocacional.

Veja mais em Padres Diocesanos