• Padre Fábio Fernandes dos Santos e Silva

Administrador Paroquial na Paróquia São Francisco de Assis, em Monte Mor

O padre Fábio Fernandes dos Santos e Silva nasceu em Campinas, no dia 08 de setembro de 1988, segundo filho do casal Francisco Dias da Silva e Eliane Fernandes dos Santos Silva. Foi batizado no dia 09 de outubro de 1988 na Catedral Senhor Bom Jesus da Cidade de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, cidade natal de seus familiares e de seus pais. Em Campinas residiu no Bairro Taquaral e no Swift, onde ainda mora sua família. Fez seus estudos regulares e concluindo o ensino médio iniciou a faculdade de Direito, trancando a matrícula na metade do curso para ingressar no Seminário.Sua vida eclesial sempre se deu na Paróquia de Santo Cura d’Ars, comunidade paroquial em que cresceu na fé e completou os Sacramentos da Iniciação Cristã (Eucaristia e Crisma). No período de preparação para a Crisma, teve a oportunidade de conhecer ainda mais a Igreja e despertar para o serviço a Jesus Cristo através das pastorais da paróquia. Colaborou com os grupos de jovens das comunidades da Paróquia, cresceu na prática da visita às casas do bairro recitando o Santo Terço e meditando a Palavra de Deus; ajudou no serviço da liturgia da comunidade matriz (no serviço do altar e tocando violão nas Missas); foi catequista desta mesma comunidade; acompanhou os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística nas visitas aos enfermos; colaborou, também, nas festas do padroeiro Santo Cura d’Ars, oportunidade em que fez uma bonita experiência de doação e de cultivo de boas amizades.Sempre cultivou uma grande admiração e respeito pelo seu Pároco, Pe. Geraldo Corrêa, que foi para ele exemplo de presbítero, e o ajudou no discernimento vocacional. Também foram motivo de inspiração vocacional os padres e seminaristas de origem da Paróquia de Santo Cura d’Ars, celeiro de vocação.Foi encaminhado pelo Pe. Geraldo e pela Paróquia de Santo Cura d’Ars ao Pe. José Eduardo Meschiatti, promotor vocacional e formador do Instituto Vocacional Propedêutico da época e, durante os anos de 2008-2009, participou dos encontros vocacionais. Por vontade de Deus e aceitação da Equipe de Formação, bem como do saudoso Dom Bruno Gamberini, foi acolhido no Seminário Propedêutico São José no ano de 2009. No ano seguinte, 2010, ingressou no Seminário Maior Imaculada Conceição e iniciou a formação do curso de Licenciatura em Filosofia pela PUC-Campinas, concluindo em 2012. Iniciou a formação de bacharelado em Teologia em 2013, concluindo em 2016, também pela PUC-Campinas. Teve como reitores no período da filosofia os padres, Cônego Jeronymo Antonio Furian e Pe. Leonardo Henrique Piacente; e durante a teologia e ano pastoral o Pe. Antônio Douglas de Moraes. Durante o tempo de formação no seminário, realizou estágio Pastoral na Paróquia Santa Teresa de Ávila, Campinas (2009); Paróquia Nossa Senhora Aparecida, dos Campos Verdes, Hortolândia (2010-2011), Paróquia Santa Isabel, Barão Geraldo (2012-2013), Paróquia Santa Rita de Cássia, Indaiatuba (2014-2015); Paróquia São Marcos, O Evangelista, Campinas (2016-2018). No Ano Pastoral, ano de discernimento para as ordenações, foi acompanhado pelo Pe. Antonio Rodrigues Alves na Paróquia São Marcos, O Evangelista. Desenvolveu o estágio clínico-pastoral no Hospital da PUC-Campinas e, prestou auxílio ao CEPROMM, em Campinas, com as irmãs do Bom Pastor. Foi ordenado Diácono no dia 30 de dezembro de 2017, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Campinas, pelas mãos de Dom Airton José dos Santos, então Arcebispo Metropolitano e nomeado para exercer o ministério diaconal na Paróquia São Marcos, O Evangelista, em Campinas. Exerceu o ministério diaconal na Paróquia Santa Clara, em Sumaré, desde agosto de 2018, por designação do então Administrador Diocesano, Mons. José Eduardo Meschiatti, até sua ordenação presbiteral. É membro da comissão arquidiocesana bíblico-catequética, onde atua como coordenador. Foi ordenado presbítero no dia 28 de julho, na Paróquia Sant'Ana, de Sumaré, pela prece ordenatória e imposição da mãos de D. João Inácio Müller, Arcebispo Metropolitano, e nomeado, na ocasião, administrador paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, de Monte Mor.
  • Informações

Veja mais em Padres Diocesanos