• Padre Marco Antônio Amstalden

Pároco da Paróquia Santo Antônio ( Indaiatuba ) Membro do Colégio dos Consultores e Coordenador da Pastoral Presbiteral, Presidente da Comissão Regional de Presbíteros, SUL1, do estado de SP.

Padre Marco Antônio Amstalden é filho de Benedicto Amstalden (in memoriam) e Maria Conceição Ferraz Amstalden (in memoriam). Nasceu em Piracicaba, no dia 16 de junho de 1968 e tem mais três irmãos: Francisco, Paulo e Nazaré. Realizou seus estudos Fundamental e Médio nas escolas estaduais em Piracicaba. Foi batizado na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, pertencente a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, no dia 29 de junho do mesmo ano de seu nascimento, em Piracicaba. Na mesma paróquia recebeu  os sacramentos da iniciação cristã. A sua vida desde a infância foi marcada fortemente por duas realidades: a Igreja e a Música. A fé e a arte. Na convivência franciscana participou por vários anos de encontros vocacionais que eram realizados pelo secretariado vocacional dos frades capuchinhos em Piracicaba. Após estes encontros, fez uma experiência vocacional por um ano (1989) com os capuchinhos na cidade de Birigui, SP, morando na fraternidade Nossa Senhora de Fátima. Ao final daquele ano, retornou a Piracicaba para o convívio familiar. Na tentativa de recomeçar a vida profissional, buscou no Colégio Salesiano Dom Bosco um trabalho, quando foi convidado a realizar novamente uma experiência vocacional com os salesianos em uma de suas obras sociais. No início de 1990 mudou-se para a cidade de Sorocaba, SP realizando ao longo daquele ano um trabalho junto à obra social PROSAM - Projeto Salesiano de Assistência ao Menor, além de participar das atividades da paróquia e do Colégio Salesiano São José. No final de 1990, novamente deixou a experiência vocacional, voltando a Piracicaba. Em 1991 começou a trabalhar na Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Nesta universidade realizou seus estudos de filosofia e participou ativamente de muitas atividades acadêmicas, culturais e ecumênicas junto aos metodistas. Incentivado a estudar canto lírico, buscou desenvolver a técnica do canto para bem cantar. Assim, tanto em coro como solista, cantou em diversos recitais, concertos, corais e em diversas realidades chegando a cantar com o Madrigal UNIMEP diversas obras e a participar do Encontro Mundial de Corais Sacros na Suíça, em 1997. Ainda no campo artístico foi convidado a participar do Grupo Andaime de Teatro da UNIMEP. Com este grupo se apresentou na Itália (1999) onde os integrantes do grupo realizaram pesquisas da colonização dos tiroleses na cidade de Piracicaba. Na Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba, incentivado pelo pároco padre Otto Dana, sentiu novamente o desejo de retomar o caminho do sacerdócio. Olhando para as primeiras motivações vocacionais, buscou discernimento e orientação espiritual e ingressou em 2006 no Seminário da Imaculada de Teologia da Arquidiocese de Campinas, onde cursou Teologia na PUC-Campinas. No estágio pastoral realizou trabalhos nas paróquias Nossa Senhora do Patrocínio, em Monte Mor, e Santo Cura D’Ars, em Campinas. Foi ordenado Diácono no dia 20 de dezembro de 2009, por Dom Bruno Gamberini, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas. Neste dia foi nomeado para a Paróquia São Miguel Arcanjo, em Sumaré. No dia 04 de junho de 2010, pela imposição das mãos de Dom Bruno Gamberini, foi ordenado Presbítero da Arquidiocese de Campinas, na Igreja Divino Salvador, em Campinas. Foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia São Marcos, O Evangelista, em Campinas, no dia 05 de janeiro de 2011. Em 2013 foi nomeado Pároco da mesma paróquia. Em 2017 assumiu como pároco a Paróquia Sant’Ana no Distrito de Sousas em Campinas. No dia 10 de dezembro de 2019 foi nomeado por Dom João Inácio Müller Coordenador da Pastoral Presbiteral. No dia 17 de janeiro de 2022 toma posse como pároco na paróquia Santo Antônio em Indaiatuba, SP. Em setembro de 2023 assume a presidência da Comissão Regional de Presbíteros, SUL1, do estado de SP.

Veja mais em Padres Diocesanos