• Padre Odair Costa Nogueira

Reitor do Seminário Imaculada de Filosofia - Vigário Paroquial do Santuário-Paróquia Santa Rita de Cássia, em Campinas

O Padre Odair Costa Nogueira nasceu em Goiânia, GO, no dia 09 de janeiro de 1977, filho de Eugênio Costa Nogueira e de Ana Ataíde Nogueira. Meses depois, no dia 24 de dezembro de 1977, recebeu o sacramento de Batismo e no dia 02 de novembro de 1991 recebeu o sacramento da crisma. Atualmente sua família reside em Delta, MG. Tem oito irmãos: quatro homens e quatro mulheres. Tenho uma irmã que esta no Mosteiro Nossa Senhora da Glória – Monjas Beneditinas – na cidade e Arquidiocese de Uberaba (dois irmãos e uma irmã já casados e deles tenho dois sobrinhos e duas sobrinha). Enquanto residia com a família, participava do grupo de jovens, foi coordenador do dízimo e ajudava o pai na catequese. O engajamento pastoral foi o levando a um amadurecimento vocacional. Certa noite estava na comunidade São Sebastião, que faz parte da Paróquia Santa Maria dos Anjos, em Delta, e pôde acompanhar os trabalhos que dois seminaristas, que estavam exercendo o seu estágio pastoral, realizavam junto com o povo. Manifestou, assim, o desejo de ser padre. Largou o emprego na Cerâmica de Tijolos em Delta, onde trabalhava como forneiro, e iniciou a caminhada vocacional em 1997, quando foi morar em Aparecida, SP, com os padres Redentoristas. Lá, cursou o ensino médio e depois, no ano de 2001, foi para Sacramento, MG, exercendo a etapa do propedêutico. No ano de 2002 veio para Campinas para o curso de Filosofia, na PUC-Campinas. Ficou fora do seminário no ano de 2005, trabalhando na Livraria Católica Vaticano, no Shopping Dom Pedro. Em 2006 ingressou no seminário da Imaculada de Teologia, terminando o curso em 2009. Atuou na pastoral da Paróquia São José Operário, Campos Elíseos, de 2002 a 2005, e na Paróquia São Geraldo Magela, Jardim Aeroporto, nos anos de 2006 e 2007. Em 2008 foi designado para trabalhar na pastoral da Paróquia Sant’ Ana, em Campinas. Foi ordenado Diácono em 20 de dezembro de 2009 e exerceu este ministério na Paróquia Sant’Ana de Campinas como Auxiliar Paroquial. Recebeu a Ordenação Presbiteral no dia 25 de julho de 2010, pela imposição das mãos de Dom Bruno Gamberini, na Matriz Sant´Ana, em Campinas. No dia 27 de julho de 2010 foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Sant´Ana, em Campinas.No dia 14 de junho de 2013, presidida pelo Exmo. e Revmo. Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas, em que tomei posse como o novo Pároco da Paróquia São Geraldo Magela.No dia 29 de novembro de 2019 foi nomeado Reitor do Seminário Imaculada de Filosofia, por Dom João Inácio Müller. Em 08/03/20 foi nomeado como Vigário paroquial no Santuário/Paróquia Santa Rita de Cássia no bairro Nova Campinas em Campinas.

Veja mais em Padres Diocesanos