Diác. Carlos Roberto de Oliveira Jesus

Diác. Carlos Roberto de Oliveira Jesus
Paróquia São Benedito, Campinas

Data de Nascimento: 19/11/1989
Ordenação Diaconal: 26/11/2016

Telefone: (19) 3241.7555

O Diácono Carlos Roberto de Oliveira Jesus é natural de Flora Rica, uma pequenina cidade do interior de São Paulo. Por não ter maternidade na cidade, Carlos nasceu em Pacaembu, SP, no dia 19 de novembro de 1989, primeiro filho do casal José Carlos de Jesus e Rosali Pires de Oliveira.

Logo após seu nascimento, a família mudou-se para São João Del Rei, MG. Depois de quatro anos, voltou para Flora Rica, onde viveu a infância e foi atraído para a vida eclesial, através da proclamação das leituras nas Missas e rezando o terço nas casas.

Em 2001 mudou-se para Indaiatuba, onde passou a frequentar a Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, na Paróquia Santo Antônio, do Jardim Morada do Sol, onde recebeu o Sacramento da Confirmação, como manifestação de uma tomada de consciência da missão evangelizadora da Igreja da qual passou a desejar fazer parte. No período de preparação para a Crisma, teve a oportunidade de conhecer ainda mais a Igreja e despertar para o serviço a Jesus Cristo através das pastorais e movimentos eclesiais. Colaborou com os grupos de vivência nas casas das famílias, recitando o Santo Terço e meditando a Palavra de Deus; ajudou no serviço da liturgia da comunidade; foi catequista; acompanhou os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística nas visitas aos enfermos; participou do movimento da Renovação Carismática Católica; colaborou, também, nas festas dos padroeiros, uma riquíssima experiência de doação, de cultivar amizades sólidas e de criar um ambiente familiar.

Teve próximo o Pe. Edemilson Euclides Lovatto, que foi exemplo de sacerdote, pelo zelo pastoral, cuidado para com todos, de uma riquíssima homilia catequético-mistagógica e que foi, desde o início, um diretor espiritual e vocacional imprescindível. Também foram providência de Deus, os naquela época vocacionados Pe. Claudiney Ferreira de Almeida e o Pe. Amauri Ribeiro Thomazzi, que já estavam no caminho e foram ícones vocacionais. Carlos contou, ainda, com o testemunho religioso das irmãs de São José, na dedicação da irmã Irma.

Foi encaminhado pelo Pe. Edemilson ao Pe. José Eduardo Meschiatti, da Pastoral Vocacional e Reitor do Seminário Propedêutico na época e, durante o ano de 2007, participou dos encontros vocacionais. Por graça de Deus e aceitação da Equipe de Formação, bem como do saudoso Dom Bruno Gamberini, foi acolhido no Seminário Propedêutico São José no ano de 2008. No ano seguinte ingressou no Seminário Maior Imaculada Conceição e iniciou a formação do curso de Licenciatura em Filosofia pela PUC-Campinas, concluindo em 2011. Iniciou a formação em Teologia em 2012, concluindo em 2015, também pela PUC-Campinas.

Durante o tempo de formação no seminário, realizou estágio Pastoral na Paróquia Sant’Ana, em Sumaré (2008-2009); na Paróquia Nossa Senhora da Paz, no Jardim Myriam (2010-2011), na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Indaiatuba (2012-2013), na Paróquia Sant’Ana, em Sousas (2014); na Paróquia Conceição da Nova Aparecida, Distrito de Nova Aparecida, onde está desde 2015.

Na atual etapa de formação, o Ano Pastoral, ano de discernimento para as ordenações, tem feito de maneira mais cautelosa um processo de balanço de todo o caminho percorrido até então, como um ano de maior presença na vida paroquial e de experiências com o sofrimento dos mais necessitados, pelo serviço de visita aos enfermos no Hospital da PUC-Campinas e, nos últimos meses, de auxílio ao CEPROMM, do Jardim Itatinga, em Campinas, com as irmãs do Bom Pastor.

Foi ordenado diácono no dia 26 de novembro de 2016, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, pelas mãos de Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas.