Padre Alexandre Souza e Silva de Moura

Ecônomo e Procurador Geral da Arquidiocese de Campinas
Pároco da Paróquia Santa Margarida Maria Alacoque (Campinas)

Data de Nascimento: 26/11/1974
Ordenação Diaconal: 21/12/2007
Ordenação Presbiteral: 07/06/2008

+55 19 3579.3934
lex_moura@yahoo.com

Padre Alexandre Souza e Silva de Moura nasceu no dia 26 de novembro de 1974, em São Paulo, filho de Marcos Augusto de Moura (falecido) e Maria Teresinha Souza e Silva de Moura. Recebeu a educação católica dos pais e avós, participando ativamente das comunidades por onde passou. Aos 20 anos começou a descobrir a vocação ao sacerdócio. Antes, havia trabalhado como desenhista e cursado quatro anos do curso de arquitetura, na PUC-Campinas.

No ano 2000, com 25 anos, ingressou no seminário da Imaculada de Filosofia, onde viveu por três anos. Após concluir o bacharelado em Filosofia, em 2002, mudou-se para a Arquiabadia de “Saint Vincent”, nos Estados Unidos da América, onde cursou Teologia.

Foi ordenado diácono por Dom Bruno Gamberini na Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, no dia 21 de dezembro de 2007, recebendo a provisão de exercer as funções diaconais como Auxiliar Paroquial na Paróquia Santo Antônio, em Indaiatuba.

Como parte da programação da festa do Centenário da Diocese e do Cinqüentenário da Arquidiocese de Campinas, foi ordenado presbítero no dia 07 de junho de 2008, em cerimônia presidida por Dom Bruno Gamberini, Arcebispo Metropolitano de Campinas, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas. Foi nomeado, neste dia, Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Indaiatuba, e no dia 29 de julho do mesmo ano como Administrador Paroquial.

No dia 05 de janeiro de 2011 foi nomeado Pároco da Paróquia São Geraldo Magela, em Campinas.

No dia 18 de maio de 2011, foi nomeado por Dom Bruno Gamberini, Arcebispo Metropolitano, como Auxiliar de Ecônomo e Procuradoria Geral e Encarregado das Construções da Arquidiocese de Campinas, retroativo a 1º de setembro de 2010. Essa nomeação foi confirmada por Dom Airton José dos Santos no dia 16 de julho de 2012. No período de 17 de junho a 02 de julho de 2012, exerceu a função de Vigário Geral Substituto da Arquidiocese de Campinas, por nomeação datada de 05 de junho de 2012.

No dia 16 de fevereiro de 2013 foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo em Campinas, e Vice-Ecônomo da Arquidiocese de Campinas.