Padre Antonio Rodrigues Alves

Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação (PASCOM)
Pároco da Paróquia São Marcos, O Evangelista (Campinas)

Data de Nascimento: 12/10/1987
Ordenação Diaconal: 12/12/2015
Ordenação Presbiteral: 30/07/2016

antonioalves0082@gmail.com

Padre Antonio Rodrigues Alves nasceu na cidade de Senhor do Bonfim, BA, no dia 12 de outubro de 1987. Foi o sétimo de oito irmãos de uma família modesta. Seu pai, Erotildes Aristides Alves, é aposentado e sua mãe Rosa Maria Rodrigues Alves, mulher de muita fé, ocupa-se dos afazeres domésticos.

Foi batizado na Catedral Senhor do Bonfim, no dia 21 de julho de 1996, e recebeu o Sacramento da Confirmação no ano de 2002, na Paróquia São José Esposo, em Senhor do Bonfim.

Desde muito pequeno desejava ser padre, ou melhor, Um Bom Padre! Ingressou no seminário menor Bom Pastor, da Diocese de Bonfim, em 2000, aos 13 anos de idade. Durante esse tempo realizou seus trabalhos pastorais e sociais nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) dos Pebas, Pebinhas, Capote, Barbosa Santos e Alto da Rainha, da Paróquia São José Esposo, em Senhor do Bonfim, BA. Ali permaneceu durante cinco anos, tendo de interromper seus estudos para ajudar sua família em alguns momentos de dificuldade, em virtude do acidente sofrido por sua irmã mais nova.

Em 2006 veio para Sumaré, acompanhando a sua irmã mais nova, para um tratamento de saúde. Durante esse tempo trabalhou em uma fábrica de camisetas. Também foi Agente de Pastoral da Catequese e Liturgia, na Comunidade São Francisco de Assis, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Sumaré. Nesse mesmo ano começou a fazer o acompanhamento vocacional, na Arquidiocese de Campinas.

No dia 11 de fevereiro de 2007, ingressou no Instituto Vocacional Propedêutico São José, da Arquidiocese de Campinas. Durante esse período da formação realizou seus trabalhos pastorais na Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Campos Verdes, em Hortolândia.

Em 2008 foi para o Seminário de Filosofia e lá permaneceu até 2010. Estudou na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde recebeu o grau de Bacharel em Filosofia. No período de 2009 e 2010 realizou seus estágios Pastorais na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Sumaré.

De 2011 a 2014 realizou os estudos de Teologia, na PUC-Campinas, e recebeu o grau de Bacharel em Teologia. Em 2011 e 2012 fez estágio pastoral na Basílica Nossa Senhora do Carmo, em Campinas, e no período de 2013 a 2014 realizou seus trabalhos pastorais na Paróquia Santa Clara, em Sumaré.

Em 2015 foi aprovado para fazer a experiência do Ano Pastoral, tempo de discernimento para as ordenações. Durante esse período morou no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e, depois, na Paróquia São Benedito, na Vila Costa e Silva.

No dia 12 de Dezembro de 2015 foi ordenado diácono, na paróquia nossa Senhora Auxiliadora (Liceu) e exerceu seu ministério  na Paróquia São Benedito da vila Costa e Silva em Campinas. No dia 04 de janeiro de 2016 foi nomeador, por Dom Airton José dos Santos, Coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação.

Foi Ordenado Presbítero no dia 30 de julho de 2016, na Catedral Metropolitana de Campinas. E no dia 13 de Agosto foi nomeado vigário Paroquial da Paróquia Divino Salvador, em Campinas. No dia 06 de outubro foi nomeado, pelos bispos da província, Assessor Eclesiástico da Pastoral da Comunicação da Sub-Região CNBB Campinas.