Padre Edemilson Euclides Lovatto

Pároco da Paróquia São Benedito – Vila Costa e Silva (Campinas)

Data de Nascimento: 17/03/1966
Ordenação Diaconal: 03/10/2003
Ordenação Presbiteral: 15/02/2004

+55 19 3241.7555
pelovatto@gmail.com

Padre Edemilson Euclides Lovatto nasceu em Campinas, no dia 17 de março de 1966, filho do Sr. Euclides Vitório Lovatto e da Sra. Neusa Ester Marques Lovatto. É graduado em química (1989) e filosofia (1996), ambas pela UNICAMP e Teologia pela PUC-Campinas (2003). Foi Professor de Química no Colégio de Aplicação Pio XII e na rede pública estadual por 14 anos.

Sua paróquia de origem é São João Batista, em Campinas, onde atuou como agente de pastoral por cerca de 20 anos, sobretudo na Pastoral da Catequese. Também colaborou na Comissão de Catequese da então Região Pastoral Campos Elíseos e na Comissão Arquidiocesana de Catequese. Colaborou no processo de Revisão Ampla da Arquidiocese e, de 1997 a 1999, participou da Coordenação Colegiada de Pastoral da Arquidiocese representando a Forania Bom Pastor. Colaborou na elaboração e redação do Texto-base na versão popular do 14º Congresso Eucarístico Nacional e com os subsídios litúrgicos para a revista A Tribuna. Durante o período de seminário fez experiências pastorais na Pastoral Universitária, na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Monte Mor, e na Paróquia São Cristóvão, em Valinhos.

No dia 03 de outubro de 2003, foi ordenado diácono, na Catedral Metropolitana, por Dom Gilberto Pereira Lopes e foi o último diácono a ser ordenado presbítero para a Arquidiocese de Campinas por Dom Gilberto antes desse se tornar emérito. Sua ordenação aconteceu no dia 15 de fevereiro de 2004, na Matriz da Paróquia Santa Cruz, no Jardim Nova Europa.

Imediatamente foi nomeado Pároco da Paróquia Santo Antônio, em Indaiatuba, no dia 16 de fevereiro de 2004. Em março de 2006 foi nomeado membro da Comissão Arquidiocesana para o Ministério do Diaconato Permanente. Permaneceu nessas atividades até 29 de julho de 2008. Neste período também foi representante dos padres com até cinco anos de ordenação no Conselho de Presbíteros e representante dos presbíteros da Arquidiocese no Conselho Regional de Presbíteros do Regional Sul-1.

No período de 2008 a 2010 residiu em Roma para estudos em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde concluiu o mestrado com a dissertação “O ‘princípio misericórdia’: acesso a Jesus Cristo e elemento sistemático da cristologia de Jon Sobrino”.

De volta ao Brasil, colaborou, no segundo semestre de 2011, no Seminário Propedêutico na parte de espiritualidade e como padre colaborador na paróquia de São Paulo Apóstolo. Em 26 de fevereiro de 2012 foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia de São Benedito, na Vila Costa e Silva, em Campinas e em setembro de 2012 assumiu a Coordenação de Pastoral do Colégio Pio XII. Em 2013 foi nomeado Pároco da mesma Paróquia.