• Padre Emerson de Almeida Amaral

Chanceler e Secretário Episcopal do Arcebispado - Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria

Padre Emerson de Almeida Amaral nasceu no dia 30 de agosto de 1981, na cidade de Itararé, SP, filho de Marinilde de Almeida Amaral e Elizeu Amaral. Tem dois irmãos: Anderson de Almeida Amaral e Rafael de Almeida Amaral. Após dois anos de acompanhamento vocacional pelos estigmatinos, entrou e estudou no Seminário Propedêutico, em Ribeirão Preto-SP (1997). Fez Filosofia na PUC-Campinas (1999). Fez o Noviciado, em Uberaba, MG (2002). E, por fim, fez Teologia pelo ITESP, em São Paulo (2003). Foi ordenado Diácono, no dia 19 de março de 2006, pelas mãos de Dom Nelson, bispo da diocese de Santo André (na Paroquia Sagrada Família, em São Caetano do sul-SP). Ordenado Presbítero, no dia 08 de dezembro de 2006, pelas mãos de Dom Antônio Guimarães Rezende, bispo da diocese de Caetité (no Ginásio Elefante Branco, em Itararé-SP).  Na Congregação dos Estigmatinos, foi Vigário Paroquial, em Santo Antônio do Sudoeste-PR,  e representou a CRB da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, em Curitiba. Em 2007, foi transferido como Vigário Paroquial em Praia Grande-SP. No dia 26 de fevereiro de 2008, assumiu como Vigário Paroquial na Paróquia São Benedito, em Campinas.  Em Campinas, Dom Bruno Gamberini o nomeou, em 16 de junho de 2008, como Vigário Paroquial da Paróquia Sant’Ana, em Sumaré. Em 1º de agosto de 2009, foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Jardim Miriam, em Campinas.  Na arquidiocese, auxiliou na chacelaria junto ao chanceler Padre Júlio César Calusni. Foi assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar e representante da mesma na Província Eclesiástica de Campinas. E, nos últimos meses de vida de Dom Bruno Gamberini, esteve diretamente colaborando como motorista e acompanhante do bispo, em sua enfermidade. Na forania Santana, contribui com o projeto de formação da catequese com adultos (catecumenato). Em 24 de dezembro de 2015, foi nomeado primeiro pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Vinhedo-SP e, sua posse foi no dia 30 de janeiro de 2016, no mesmo dia em que a Paróquia foi criada. Foi Incardinado na Arquidiocese de Campinas, no dia 24 de abril de 2018. No dia 10 de dezembro de 2019, foi nomeado, por Dom João Inácio Müller, Chanceler do Arcebispado de Campinas e responsável pelo Arquivo Metropolitano da Arquidiocese. Nomeado secretário episcopal do arcebispo, a partir de 2020, cuidando da agenda e audiências episcopais. No dia 19 de janeiro de 2021, tomou posse como Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Campinas-SP. Coordena e responde pela formação dos atendentes paroquiais, além de encaminhar as mais variadas situações de matrimônio e batismo das paróquias. Em 2022, tornou-se responsável pela ouvidoria da Arquidiocese.

Veja mais em Padres Diocesanos