Padre Emerson de Almeida Amaral

Padre Emerson de Almeida Amaral
Pároco da Paróquia São Francisco de Assis (Vinhedo)

Data de Nascimento: 30/08/1981
Ordenação Diaconal: 19/03/2006
Ordenação Presbiteral: 08/12/2006

+55 19 3309-0986
contato.premerson@gmail.com

Padre Emerson de Almeida Amaral nasceu no dia 30 de agosto de 1981, na cidade de Itararé, SP, filho de Marinilde de Almeida Amaral e Elizeu Amaral. Tem dois irmãos: Anderson de Almeida Amaral e Rafael de Almeida Amaral.

Após dois anos de acompanhamento vocacional pelos padres estigmatinos, entrou e estudou no Seminário Propedêutico em Ribeirão Preto (1997), tendo como reitor, padre Valmir Cassim. Fez Filosofia na PUC-Campinas (1999), tendo padre Paulo Staut como seu reitor. Fez o Noviciado em Uberaba, MG (2002), tendo padre Júlio como mestre de noviços. E, por fim, fez Teologia pelo ITESP, em São Paulo (2003), tendo como formadores padres José Luiz Nemes e Paulo Staut.

Foi ordenado Diácono no dia 19 de março de 2006 pelas mãos de Dom Nelson, bispo da diocese de Santo André ( na Paroquia Sagrada Família, em São Caetano do sul-SP) e Presbítero no dia 08 de dezembro de 2006, pelas mãos de Dom Antônio Guimarães Rezende, bispo da diocese de Caetité (no Ginásio Elefante Branco, em Itararé-SP).

 Na Congregação dos Padres Estigmatinos foi Vigário Paroquial em Santo Antônio do Sudoeste, PR,  e representou a CRB da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão em Curitiba. Em 2007 foi transferido como Vigário Paroquial em Praia Grande, SP.

No dia 26 de fevereiro de 2008, assumiu como Vigário Paroquial da Paróquia São Benedito, em Campinas, administrada pelos Padres Estigmatinos. 

Em Campinas, conheceu Dom Bruno Gamberini, Arcebispo Metropolitano, e manifestou seu desejo de fazer uma experiência na Arquidiocese de Campinas, em uma paróquia diocesana, por sentir o desejo de um novo vigor em sua vida vocacional.

Foi nomeado então, em 16 de junho de 2008, como Vigário Paroquial da Paróquia Sant´Ana, em Sumaré.  Após essa experiência, decidiu entrar com o pedido de Incardinação na Arquidiocese e se estabelecer como Padre diocesano.

Em 1º de agosto de 2009 foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida no Jardim Miriam, em Campinas. 

Na arquidiocese, auxiliou na chacelaria junto ao chanceler Padre Júlio César Calusni. Foi assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar e representante da mesma na Província Eclesiástica. E nos últimos meses de vida de Dom Bruno Gamberini, esteve diretamente junto colaborando como motorista e acompanhante do bispo em sua enfermidade. Na forania Santana, contribui com o projeto de formação da catequese com adultos (catecumenato).

Em 24 de dezembro de 2015 foi nomeado primeiro pároco da Paróquia São Francisco de Assis em Vinhedo-SP e sua posse foi no dia 30 de janeiro de 2016, no mesmo dia em que a Paróquia foi criada.